Olá, queridos interessados no estudo das artes visuais! Hoje, pincelarei linhas sobre Impressionismo, Pós-Impressionismo, Expressionismo e Fauvismo. Fique absolutamente à vontade para ofertar contributos, tá?!  

No movimento nominado Impressionismo, os artistas queriam captar o momento do reflexo da luz do sol , a cor e as sombras, o que é assaz ilustrado nas obras de Monet - mestre impressionista francês. Por seu turno, o Pós-Impressionismo implicou produções individuais de artistas do porte de Cézanne, Van Gogh, Gauguin e Seurat.

No início do século XX, desta feita na Alemanha, um grupo chamado "Die Bruche" ("A Ponte") iniciou o Expressionismo, tendo Emil Nolde como um de seus artistas referenciais. No Brasil, o movimento aparece nas obras de Anita Mafalti.

Nesse estado de arte, o que foi o "Fauvismo"? Literalmente, "o termo fauves" significa feras. Os artistas "fauvistas" eram assim chamados por conta da intensidade com que articulavam as cores, sem misturá-las. Por hoje é só. No próximo encontro artístico e literário, espero escrever um pouco sobre o Cubismo e o Futurismo. Aprender é viver, na verdade, melhor viver! À paz perpétua, sempre!!!

 
@engenhodeletras
 
Professora Ana Paula
Enviado por Professora Ana Paula em 17/03/2020
Reeditado em 17/03/2020
Código do texto: T6890109
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.