IMPACTOS DAS FAKE NEWS NA SOCIEDADE COMTEMPORANEA

Cada dia mais acontece a veiculação em massa de notícias sem checagem dos fatos na internet, hoje o principal veículo de informação das pessoas. Isso pode causar impactos negativos na sociedade, tanto na área jornalística quanto na social, que sendo a maior parte prejudicada, conta com um percentual grande de pessoas que não conseguem discernir a realidade de mentiras.

As fake News são as publicações de forma deliberadas de desinformações a fim de se obter ganhos, sejam eles financeiros ou políticos. O impacto dessa onda de desinformação recai sobre uma parcela da população que acreditando nesses matérias, muitas vezes sensacionalistas, divulgam e espalham informações errôneas. Isso dificulta o trabalho de jornalistas empenhados em produzir matérias significativas, pois estes acabam por competir com essas notícias.

Em virtude dos fatos mencionados, fica evidente que as chamadas Fake News precisam ser combatidas de forma imediata. Fica a cargo do leitor, verificar a fonte da sua pesquisa, e procurar ainda fontes diferentes que lhe confirmem ou não a informação lida, pesquisar ainda em sites de credibilidade e relevância pode ajudá-lo a distinguir e assimilar a informação verdadeira, a fidúcia é primordial na relação do leitor com a matéria.