# Momento Itajubense # Boletim : Secretário de Saúde de Itajubá , Nilo Baracho, detecta primeiro caso possível de coronavírus, em Itajubá * Governo Federal se compromete com retomada do Laboratório de Alta Potência ISE-SENAI

11 de março de 2020

O paciente se encontra em casa, depois de retornar dos Estados Unidos. O secretário municipal de Saúde, Nilo Baracho, disse à imprensa local que ele apresenta "sintomas sugestivos da doença, Nilo é médico.

O caso ainda não está confirmado, mas já teve coleta para exames laboratoriais pela Vigilância Epidemiológica de Itajubá.

Com este caso de suspeita de coronavírus sobe a quinze os possíveis atingidos pela doença contagiosa no Sul de Minas - a maioria no município de Varginha, seguido por Lavras.

Boletim oficial da Secretaria de Estado de Saúde divulgado na noite de segunda-feira (9) enumera quatro novos casos em investigação em Varginha, Passos e Três Corações.

UNIFEI obtém apoio da Agência Nacional de Energia Elétrica - Aneel -

para retomada do complexo de laboratórios SENAI

As obras estão interrompidas

desde o início dos Governos

Zema e Bolsonaro

O empreendimento estava orçado

em R$ 438 milhões

depois de gastos R$ 41 milhões

O reitor da UNIFEI, Dagoberto Almeida, reuniu-se, porém, este mês com presidentes e diretores da da Agência Nacional de Energia Elétrica - Aneel - da Associação Brasileira das Empresas de Transmissão de Energia Elétrica (Abrate) e Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), que demonstraram interesse pela retomada da construção do Instituto Senai de Inovação em sistemas Elétricos (ISI-SE).

O reitor comentou : “a rede de apoiadores cresce na medida em que está se construindo um novo modelo de governança e de negócios para que o Brasil não perca essa obra magnifica, já em curso, mas interrompida por dificuldades conjunturais”.

O complexo é composto por quatro laboratórios, Alta Potência, Alta Tensão, Elevação de Temperatura e Ensaios Mecânicos para pesquisa, desenvolvimento e inovação para o setor elétrico brasileiro.

O pró-reitor da UNIFEI, Edson Pamplona, entretanto, repara:

--“Obviamente, essa medida exigirá efetivo apoio parlamentar para sua efetivação”.

A construção do laboratório está suspensa desde 2019 por falta de recursos, depois já ter recebido R$ 41 milhões.

Seu cronograma previa a entrega em 2021.

O laboratório será um dos setes maiores do mundo em pesquisa e desenvolvimento de novos equipamentos e sistemas para o setor elétrico.

O terreno de 217 mil metros quadrados foi doado pelo município de Itajubá.

Um mês depois a UNIFEI recebeu o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (NOVO) e sua comitiva para discutir alternativas que garantiriam a sobrevivência do complexo. De acordo com dados do final do ano passado, o empreendimento estava orçado em R$ 438 milhões.

Zulcy Borges e editor e jornalista diplomado
Enviado por Saskia Bitencourt em 11/03/2020
Reeditado em 11/03/2020
Código do texto: T6885372
Classificação de conteúdo: seguro