O uso de dados de usuário e a questão da privacidade na internet

O uso geral da tecnologia atual tem possibilitado inúmeros benefícios aos seus usuários, seja pela praticidade ou acessibilidade coletiva. Mas essa praticidade também pode trazer riscos aos usuários caso seus dados não estejam sendo manipulados de forma regular ou em conformidade legal.

Com os frequentes ataques à sites de empresas, comércios e até mesmo do estado, tornou-se fundamental para as partes governamentais brasileiras buscar uma atitude que minimizasse esses ataques e às suas possíveis consequências. Baseado na GDPR (Lei de Proteção de Dados da União Européia) o Brasil cria a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) que entra em vigor a partir de meados de Agosto. Esta lei visa proteger os dados pessoais e sensíveis de seus usuários, para que estes não sejam lesados com eventuais cobranças, importunos e até preconceitos decorrentes do vazamento de tais dados.

Em caso de detecção de práticas irregulares com os dados do cliente, é recomendado primeiramente que o mesmo entre em contato com a empresa, em caso de silêncio ou omissão é possível peticionar aos órgão de defesa do consumidor.

É indubitável a importância dessa lei no atual cenário comercial brasileiro, a conservação da privacidade do utente é de extrema importância, significará o exercício completo da autodeterminação informativa acerca de como são tratados os seus dados pessoais. Por fim o Brasil ganha notoriedade internacional, mostrando às outras nações que trata os dados pessoais dos seus nacionais com respeito e seriedade.