Mentiras e verdades

Mentira: o Papa Pio XII era nazista e se omitiu na perseguição de Hitler aos judeus.

Verdade: Pio XII foi o maior herói da II Guerra Mundial, ao comandar a maior operação histórica de salvação de seres humanos, salvando entre 700 e 800 mil judeus e ciganos, que foram ocultados em casas religiosas ou tiveram sua fuga arranjada. Operação secreta realizada no maior risco, mas Deus ajudou e ela logrou êxito. O fato é histórico e reconhecido por personalidades judias.

Mentira: o Papa Francisco é comunista e recebeu de Evo Morales um crucifixo sacrilego com a foice e o martelo.

Verdade: Francisco não aceitou o presente e o devolveu a Morales.

Mentira: Greta Thunberg implicou com o Brasil por causa dos incêndios na Amazônia mas silenciou sobre os incêndios na Austrália, seis vezes maiores.

Verdade: Amazônia não é só no Brasil, existe em nove países, e Greta falou tanto sobre os incêndios na Austrália que até irritou Scott Morrison.

Mentira: Walt Disney era nazista.

Verdade: Walt Disney produziu o mais contundente filme anti-nazista durante a guerra, "A cara do Fuehrer", com o Pato Donald, quem assistiu sabe que é um tapa na cara de Hitler. E isso não é pouca coisa.

Mentira: Rita Pavone namorou e casou com homem casado, ela é católica, não podia fazer isso!

Verdade: o cantor e empresário Teddy Reno casou com Vânia Protti em 1957, divorciou-se em 1959 e o namoro com Rita só começou em 1965. Como não havia divórcio na Itália o de Teddy não era reconhecido em solo italiano. Como o casamento religioso (Teddy casara só no cartório) na Itália era imediatamente transcrito no registro civil havia o risco, se Rita e Teddy casassem na Igreja, dele ser acusado de bigamia. Assim, em março de 1968 eles casaram numa igreja católica da Suíça. Quando passou a lei do divórcio na Itália imediatamente Rita Pavone e Teddy Reno casaram pelo civil, em 1971, e estão casados até hoje (completam 52 anos de união mês que vem).