De Guadalupe a Medjugorje

As aparições da Virgem Maria, acompanhadas de revelações, conselhos e milagres, vêm se multiplicando nos últimos séculos a proporção que a Fé esfria e a iniquidade avança.

São convites insistentes, apelos em favor da oração, penitencia, jejum, conversão de costumes. Aqui só farei uma relação sumária das aparições de maior prestígio na Igreja Católica.

1531 - Guadalupe (México). Aparições ao índio Juan Diego, canonizado por João Paulo II em 2002. O famoso manto do índio, onde apareceu gravada a imagem da santa, é em si um milagre, pois pelo material de que é feito teria durado uns 20 anos e já existe há quase 500. A Ciência moderna confirma que esta imagem não é pintura e nem está fixada no tecido de juta, pois flutua a distância microscopica. Este manto representou uma mensagem que os indígenas mexicanos compreenderam e se converteram em massa.

1717 - Aparecida, São Paulo, nas águas do Rio Paraíba. Não foram propriamente aparições mas a mensagem muda descoberta pelos pescadores Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves. Eles pescaram sem querer uma pequena imagem de Nossa Senhora da Conceição em duas redadas, pois a cabeça estava separada do corpo mas encaixou perfeitamente. Desde então milagres ocorreram e a cidade de Aparecida veio a ser o maior santuário nacional.

1830 - Rue Du Bac, Paris, Convento das Filhas da Caridade. Aparições a Santa Catarina Laboure, quando a Virgem mostra o modelo da célebre Medalha Milagrosa.

1846 - La Salette, França. Revelações a Maximiliano e Melanie. Maria refere-se aos seus esforços para "segurar o braço de seu filho Jesus Cristo". O mistério da iniquidade, para usar uma expressão de São Paulo, vem avançando muito desde a Revolução Francesa, com perseguições sangrentas a Igreja etc.

1858 - Lourdes, na França. A adolescente Bernadette Subirous fala com uma misteriosa senhora que se apresenta numa gruta. Quando a mando do padre a menina inculta pergunta a identidade da Senhora, esta responde: "Eu sou a Imaculada Conceição", referindo-se ao dogma de fé recentemente proclamado. Datam dessa época as águas milagrosas de Lourdes, e diversas curas milagrosas foram confirmadas pela Ciência Médica. No início do século 20 o grande fisiologista Alexis Carrel, até então cético, converteu-se em Lourdes.

1917 - Fátima, Portugal. Em plena Guerra Mundial a Virgem aparece a duas meninas e um menino e pede insistentemente oração, penitencia, conversão. Revela a Lúcia três importantes segredos, agora já conhecidos. Alertou sobre os erros da Rússia e a guerra ainda pior que viria.

1965 - Garabandal, Espanha. Aparições a Conchita e outras meninas de reconhecidas ortodoxia católica e retidão moral. Essas aparições não foram ainda autenticadas pela Igreja porém muitos catolicos nelas crêem.

1981 - Medjugorje, Bósnia. Mirjana e demais videntes seguem recebendo as novas mensagens há quase 40 anos. Nunca aparições da Virgem duraram tanto tempo. Maria dá um novo sentido ao jejum, que não precisa ser só de alimentação. Sugere incluir o jejum da televisão: "A televisão vos destruiu". Sabemos que isso é a pura verdade.

Mirjana é a fiel depositária de dez segredos que um dia, que já deve estar próximo, começarão a ser revelados. Vivemos de fato numa época em que o demônio exerce grande domínio sobre o mundo, e nessa guerra espiritual crucial que hoje se trava, precisamos estar no lado certo.