Cuidar de si

“Amarás o teu próximo como a ti mesmo”, diz o antigo texto bíblico reforçado por Jesus.

Não começo o texto com essa frase para fazer propaganda religiosa de qualquer espécie, mas porque nossa cultura ocidental muito se fundamenta em bases judaico-cristãs, ou seja, em algum nível, essa máxima está enraizada em todos nós.

Ao longo dos séculos foi se sedimentando em nós a exigência de amar o outro e, ainda que não consigamos exercer esse amor em plenitude, vemo-nos constantemente a nos esforçar para tal. Entretanto, parece que, ao mesmo tempo em que internalizamos a necessidade de amar o outro, negligenciamos a necessidade de amar a nós mesmos.

Ora, o texto não prioriza um em detrimento do outro. Podemos entender “como a ti” como “também a ti”, o que coloca os dois objetos (o outro e o si mesmo) com igual necessidade de amor. Pode-se também entender que o “como a ti” coloca o amor a si mesmo como ponto de referência para o amor ao outro, ou seja, que no final das contas amarei o outro da forma como me amo. Em ambos os casos, é notável que não se pode negligenciar a necessidade fundamental de amar a si mesmo.

E uma consequência imediata do amor é o CUIDADO. No popular, “quem ama, cuida”.

É inegável a necessidade de cuidarmos uns dos outros. Ninguém é capaz de fazer tudo sozinho; necessitamos sempre da cooperação uns dos outros. E é bom e rico que assim seja, pois crescemos como pessoas através dessa troca.

Mas inegável também, embora nos esqueçamos frequentemente disso, é a necessidade de cuidar de si. O cuidado consigo mesmo não pode ser encarado como luxo ou necessidade secundária do tipo “se der tempo, eu cuido de mim”! O cuidado consigo mesmo é expressão fundamental dessa exigência tão vital: amar a si mesmo.

Mas o que é cuidar?

Cuidar é dar atenção. Cuidar é dedicar-se. Cuidar é responsabilizar-se. É prover necessidades. É fortalecer capacidades. É não deixar morrer ou se esconder aquilo que se tem de bom. Cuidar é a expressão mais prática do amar.

Ame-se: lembre-se de cuidar de si. Não se esqueça de que a primeira pessoa por quem você é responsável é você mesmo!

Reilia Keith Ferreira e colaboradores