SMS – SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE! Cuidados com os Olhos! A janela da Alma!

SMS – SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE

por Josué Ribeiro

Cuidados com os Olhos! A janela da Alma!

Todos nós sabemos que os olhos são as janelas da alma, pois com eles nós podemos observar as maravilhas da vida, as criações de Deus ao nosso redor. Um lindo pássaro cantando, nossos filhos brincando e num belo fim de tarde o sol se pondo! Só que infelizmente há 39 milhões de pessoas cegas no mundo hoje que não tem esses privilégios e pelo menos metade dessas poderia ter salvado sua visão simplesmente conhecendo situações que podem levar a cegueira. E 246 milhões de pessoas têm moderada ou grave deficiência visual.

O objetivo desde texto é ajudar nesse sentido, colocando a disposição de todos, conhecimentos básicos sobre cuidados que podem e devem ser tomados com os olhos, como primeiro passo para prevenir e evitar situações que possam levar a cegueira.

Cuidados domésticos

Não deixe ao alcance de crianças objetos cortantes ou pontiagudos, tais como facas, tesouras, garfos, chaves de fenda, lápis, canetas, varetas e arames.

Em sítios e fazendas é preciso muito cuidado com animais como galinhas, patos, gansos, gatos, papagaios, etc., que podem atingir os olhos da criança com bicadas ou arranhões.

Cuidado para não deixar produtos de limpeza atingir os olhos (água sanitária, soda cáustica, álcool, detergentes, etc.) Caso isso aconteça, lave muito bem os olhos (20 a 30 minutos) com água limpa e somente após isso, com urgência, procure atendimento medico.

Muitas plantas domesticas, principalmente as pontudas, as espinhosas, ou aquelas que soltam líquido leitoso (por ex.: Coroa-de-Cristo), podem causar problemas sérios se atingirem os olhos.

Pais que fumam nunca devem segurar seus filhos quando estiverem com o cigarro acesso. Assim, evitarão irritações causadas pela fumaça e queimaduras que atinjam o rosto, especialmente os olhos.

Cuidados no trânsito

O Uso do cinto de segurança é indispensável também dentro da cidade, onde se verifica a maioria dos acidentes com perfurações nos olhos. Nunca deixe de usá-lo, e de cobrar o uso dos passageiros do banco traseiro.

Crianças de ate 10 anos de idade devem estar sempre no banco traseiro.

Jamais leve criança, de qualquer idade, no colo, principalmente no banco da frente.

Cuidados no trabalho

MÁ ILUMINAÇÃO, o ambiente de trabalho deve ter condições mínimas de higiene, iluminação e ventilação. Quanto à vista, é imprescindível trabalhar com luz branca, sem sombra. A má iluminação ou excesso de luz causam cansaço visual e diminuição do rendimento no trabalho. Seguindo as orientações acima, garantirá uma BOA VISÃO!

Fonte: Manual da Boa Visão 5ª Edição. Com informações do Jornal do Brasil.

Publicado na Seção: SMS – SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE! no Jornal D’Guararema, na Edição n.º 61, Data de 30/11 á 19/12 de 2013, por Josué Ribeiro Professor Técnico, Técnico em Segurança do Trabalho MTE.SP/ 001570.9 da J.R. Segurança do Trabalho & Treinamentos. Consultoria e informações: e-mail. josueribeirotst@hotmail.com Tel: (11) 94236-6210 (12) 98118-9149.

Josué Ribeiro
Enviado por Josué Ribeiro em 02/01/2020
Código do texto: T6832490
Classificação de conteúdo: seguro