SMS – SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE! Você sabe como reagir em caso de Incêndio?

SMS – SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE!

por Josué Ribeiro

Você sabe como reagir em caso de Incêndio?

Todos nós podemos nos deparar com situações de incêndios, pois eles podem ocorrer em qualquer lugar, no trânsito dentro do carro ou ônibus, no comercio em lojas ou shopping, no trabalho indústrias ou prédios, e até mesmo em casa nos nossos lares.

Dos sinistros que podem atingir um estabelecimento, o incêndio é o que tem a capacidade de provocar maiores danos, colocando em risco à vida das pessoas e destruindo o patrimônio. Quase sempre temos no nosso ambiente de trabalho ou em casa, materiais que favorecem essa ocorrência porque funcionam como combustível, como madeira, borracha, tecido, papel, gasolina, gases etc.

Para que um incêndio se inicie não precisa muito. Uma ponta de cigarro acesso, por exemplo, é suficiente. Ou um curto-circuito na rede elétrica principalmente se houver por perto material inflamável, que são aqueles que pegam fogo mais rápido, como removedor, por exemplo. Portanto nunca é demais reforçar alguns conselhos:

Não sobrecarregue os circuitos elétricos, o que ocorre, por exemplo, quando ligamos diversos equipamentos numa única tomada; Correias, polias e outras partes de fricção de maquinas devem estar sempre lubrificadas e protegidas; Mantenha afastados de superfícies quentes e chamas abertas materiais inflamáveis e combustíveis; Armazene líquido inflamáveis longe das fontes de calor; Não fume em locais onde haja material combustível, muito menos jogue pontas de cigarro acesso dentro de cestos de papel.

Mas se acontecer um incêndio, como reagir nessa situação? Mantenha a calma. Acione o alarme de incêndio assim que você detectar fumaça ou fogo no ambiente e caso não encontre um brigadista para fazê-lo. Não acenda nem apague luzes, especialmente se sentir cheiro de gás. Desligue maquinas e equipamentos elétricos. Caminhe em ordem, sem atropelos. Não corra e não empurre. Não grite nem faça algazarra. Não fique na frente de pessoas em pânico. Se não puder acalmá-las, evite-as. Nunca volte para apanhar objetos. Ao sair de um lugar, feche as portas e as janelas, sem trancá-las. Não tome elevadores. Não suba, procure descer. Não se afaste dos outros e não pare nos andares. Ao utilizar escadas de emergência, siga sempre pelo lado direito, deixando espaço para a subida das equipes de emergência. Não obstrua o acesso a extintores e hidrantes. Leve consigo os visitantes que estiverem em seu local de trabalho. Sapatos de salto alto devem ser tirados dos pés. Deixe a rua e as entradas livres para a ação dos Bombeiros e do pessoal de socorro medico.

Mas em caso de extrema emergência o que fazer? Nunca retire as roupas; procure molhá-las para proteger a pele do calor. Se houver necessidades de atravessar chamas, molhe todo o corpo, roupas, sapato e cabelos. Proteja a respiração com um lenço molhado, mantenha-se o mais próximo possível do chão, já que é o local com menor concentração de fumaça. Sempre que precisar abrir uma porta, verifique se ela não está quente e, mesmo assim, só abra vagarosamente. Se ficar preso em algum ambiente, procure inundar o local com água e mantenha-se molhado. De preferência, fique em locais contra o vento. Não salte, mesmo que esteja com queimaduras ou intoxicado pela fumaça: sempre há salvamento. Ninguém escapa com vida após um salto em pânico.

Portanto, seguindo as orientações acima poderá sobreviver a um incêndio e até mesmo o principal, EVITÁ-LO!

Fonte: Extra Segurança no Trabalho, Central Business Comunicação e Editora Ltda.

Publicado na Seção: SMS – SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE! no Jornal D’Guararema, na Edição n.º 62, Data de 08 á 21/02 de 2014, por Josué Ribeiro Professor Técnico e Técnico em Segurança do Trabalho MTE.SP/ 001570.9 da J.R. Segurança do Trabalho & Treinamentos. Consultoria e informações: e-mail. josueribeirotst@hotmail.com Tel: (11) 94236-6210 (12) 98118-9149.

Josué Ribeiro
Enviado por Josué Ribeiro em 01/01/2020
Reeditado em 02/01/2020
Código do texto: T6831880
Classificação de conteúdo: seguro