Greta Thunberg alvo de racismo na internet

GRETA THUNBERG ALVO DE RACISMO NA INTERNET
Miguel Carqueija

"Não temos tempo para ignorar a Ciência."
(Greta Thunberg na conferência COP-25, 2019)


Verifiquei a presença na rede de um número oceânico de insultos, xingamentos, ofensas de todo tipo (inclusive baixo calão) contra a ativista ambiental adolescente Greta Thunberg. O pai da Pirralha já manifestou preocupação em relação aos “haters” (odiadores), uma nova praga que está se espalhando pelo mundo, como se espalhou a do “bullying”.
Pois bem: entre as ofensas contra Greta, pasmem, ela está sendo ACUSADA de ser BRANCA. Outras acusações são de que ela é rica e que nasceu num país rico, a Suécia. E por que não vai falar disso e daquilo...
Na verdade a PAUTA ÉTICA do mundo é grande demais para uma pessoa. Que cada pessoa justa e ativa do mundo faça aquilo que tiver mais aptidão. Algumas pessoas se esgotam na proteção aos animais, seja com abrigos de animais domésticos abandonados, ou operações para salvar espécies silvestres em extinção; seja grupos pró-vida que lutam em favor dos nascituros e dos velhos; seja quem milita na luta dos direitos trabalhistas e previdenciários etc. Ou quem combate a corrupção nos meios políticos e empresariais. Ou quem defende a religião de ataques e perseguições, como as que a Globo tem perpetrado. E por aí afora.
Mas acusá-la de ser rica? Logo Greta, que não usa maquiagem e nunca recorreu a salões de cabeleireiros, que usa roupas simples, que doou ou devolveu prêmios em dinheiro que ganhou e declarou que a ecologia não precisa de prêmios? Que não viaja de avião, não come carne nem laticínios? Que não compra nada que não seja de estrita necessidade? E que na conferência COP-25 ao discursar declarou que alguns (países) devem fazer mais que outros, e que as providências que precisam ser tomadas melhorarão o padrão de vida dos povos pobres?
Logo a Pirralha, que já visitou uma reserva índia nos EUA e só não o fez no Brasil porque, ao que parece, ninguém a convidou para vir aqui?
Quanto à Suécia: ao iniciar sua cruzada aos 15 anos de idade, a Pirralha começou sentando na frente do parlamento sueco e cobrando providências dos próprios governantes suecos, no sentido de cumprirem o Acordo de Paris (sic); na verdade ela á disse que a Suécia está entre os dez países mais poluidores.
Até aqui ela tem sido de uma imparcialidade exemplar e por isso alguns dos mais poderosos chefes de estado do mundo (Putin, Trump, Merkel, Macron, Bolsonaro) já se manifestaram contra ela. E justiça seja feita, embora algumas pessoas a acusem de comunista, Greta já declarou que “todos os sistemas políticos do mundo falharam”, e “todos” significa também os regimes comunistas. As palavras valem pelo que elas significam. Infelizmente muitas pessoas até cultas esquecem de seguir esse princípio básico. Ela já defendeu a democracia, mas não por ter resolvido os problemas ecológicos mas por dar liberdade a que se fale no assunto.
Greta tem uma forma leve de autismo, mas superou suas limitações e faz seus discursos em inglês. O que ela fala é a verdade. Talvez por isso, e por estar desafiando os poderes políticos e econômicos do mundo, ela seja tão odiada.
Voltando ao racismo. Discriminar uma pessoa por causa da cor da pele, etnia ou nacionalidade, é um ATO DESPREZÍVEL.

Rio de Janeiro, 30 de novembro de 2019.