TEMPO X PROPÓSITO

Em Eclesiastes 3.1 diz:

Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.

Focamos muito no tempo para cada coisa. Tem uma ocasião exata para que fatos aconteçam ou venham a acontecer em cada vida. Até para que a vida aconteça tem o momento certo. Inclusive para vidas que vieram à luz antes do tempo. O tempo para a existência delas foi antes do tempo. Tem os que estavam passando do tempo. Mesmo os que tiveram uma data pré estabelecida para nascerem, vieram à existência no tempo exato.Tanto que a lista que segue ao primeiro versículo desse capítulo de Eclesiastes nos mostra isso:

Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou;Tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar;Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar; Tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar, e tempo de afastar-se de abraçar;

Tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de lançar fora;

Tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar;

Tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz.

E pensando nisso me perguntei... E porque?

Porque tudo tem um propósito de ser.

O principal propósito é porque essa foi a Vontade de Deus e o tempo que Ele estabeleceu para cumprir Seu Propósito.

Depois porque assim tinha que acontecer para que o Propósito dessa Vontade Divina fosse usado de alguma maneira em nosso benefício. Para nosso aperfeiçoamento, para o amadurecimento, crescimento ou ainda conhecimento e experiências.

Nada é sem fundamento. Se existe um tempo de nascer é porque aquele tempo vai cumprir o propósito que Deus em Sua Soberania já havia determinado.

Se há um tempo para morrer, é porque o propósito daquela morte tem em si um fim propositalmente criado para que haja nisso um objetivo. Se a semente não morrer no tempo certo não haverão novas colheitas. Então a morte de uma será para a vida de outras tantas.

Mas e na morte de um ente querido.

Esse princípio também se estabelece. Podemos hoje estar vivendo o tempo do luto e isso tem em sí o propósito para que tenhamos nossas próprias reflexões sobre a vida que estamos levando - Eclesiastes 7 também fala que é melhor a casa do luto do que a casa do vinho, pois há maior aprendizado diante da morte do que diante da euforia.

O tempo de plantar e depois arrancar o que foi plantado - veja como tudo tem a ocasião exata para acontecer para que então o propósito disso que ocorreu seja concretizado. Quando plantamos é certo que estamos pensando no propósito daquela plantação - seria insano estarmos esperando a época certa do plantio sem o propósito da colheita.

Portanto observe bem o tempo sem esquecer que o propósito dele é para que tenhamos metas alcançadas e só haveremos de alcançar os benefícios de cada propósito se o tempo para cada um deles for bem absorvido e aceito.

Nira de Andrade
Enviado por Nira de Andrade em 13/12/2019
Reeditado em 13/12/2019
Código do texto: T6817888
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.