Jovens em estado de alerta!

O jogo virtual "Baleia Azul",em 2017,causou uma grande polêmica nas mídias sociais por se tratar de um desafio cujo objetivo final é tirar a própria vida.Em função disso,jovens ao redor do mundo adentraram para esta realidade,cumprindo etapas de automutilação e sem a chance de largar o jogo.Nesta questão,o suicídio cresce significantemente devido ao isolamento social,a falta de diálogo com a família e ao surgimento da depressão.

Ao redor do mundo,é possível observar diversos adolescentes que cometeram ou estão prestes a cometer o suicidio.Tal ato remete-se ao fato do indivíduo não se sentir fazer parte de um ambiente social,gerando um grande isolamento,que afeta sua possibilidade de comunicação.Neste sentido,o afastamento com as pessoas traz problemas de socialização e desconforto emocional.

Outro aspecto que se enquadra ao contexto anterior é a ausência de diálogo com a família,uma situação que faz aos pais não observarem seus filhos e não estabelecerem uma conversa que os ajudarão.O apoio familiar ás condições psicológicas do jovem garante uma aproximação equilibrada.

Segundo a OMS(Organização Mundial da Saúde)aproximadamente 300 milhões de pessoas têm depressão,sendo que algumas de 15 á 29 recorrem ao suicídio.Sinais da doença como melancolia,tristeza e mudanças físicas se manifestam,uma vez que causam desesperança e o desejo de tirar a própria vida.

Desta forma,a situação do suicídio torna-se abrangente e motivo de despreocupação por parte da sociedade.A mídia pode ser um meio de intervenção no combate do problema,visando divulgar a importância da valorização á vida e oferecendo opções,tais como videos de apoio motivacional e de alerta á familiares,e programas do governo de incentivo que garantem o bem-estar dos jovens.

Esther Dias
Enviado por Esther Dias em 04/12/2019
Código do texto: T6811084
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.