Uma refirexão sobre educação

Uma reflexão sobre a Educação do homem

A educação é uma das peças mais importantes na vida do homem. Segundo o dicionário Michaelis da língua Portuguesa, educar quer dizer; instruir, ensinar, orientar. Ela contribui na formação social, emocional, psicológica e espiritual, enfim na formação da personalidade do ser humano.

O ser humano interage entre si, pode ser a favor ou contra aos seus iguais em busca de mudanças na natureza e no seu ser, cujo objetivo está atrelado a sua sobrevivência ou do grupo onde está inserido. Assim, de acordo com suas ações o ele pode transformar e ser transformado, construir e destruir. Em primeiro lugar precisamos ser educados para a convivência, desde o momento que se nasce até a adolescência agindo de maneira democrática, dando oportunidades a criança ou adolescência de ter a palavra, esta educação deve ser direcionada no sentido da aprendizagem do controle emocional, transformando os jovens consciente de seus atos, do que é capaz, desenvolvendo dia a dia o conceito de responsabilidade e flexibilidade.

Civilidade, significa a possibilidade de a humanidade produzir e criar a sua própria historia, utilizando situações novas originadas de outras mais antigas. O homem é um sujeito da ação que após diversas experiências vividas no passado, conseguem pensar em um futuro melhor como membro de uma sociedade ou estado. O homem civilizado é aquele que no seu currículo de cidadão não existe manchas na sua dignidade, é um ser responsável e confiável em todas as suas ações. Geralmente o ser civilizado,trazem em si, a boa educação, as boas maneiras, atenção, cortesia e polidez, coisas difíceis de encontrar ultimamente, principalmente nos mais velhos, e vejo melhoras nos mais jovens.

Na verdade as características de vida de nosso País no aspecto economico, politico, social e cultural está nos deixando muito a desejar, estamos empurrando os jovens a criminalidade. Pergunto, como trazer estes jovens a civilidade? Como reeduca-los?

Assim, quando pensamos em civilização, a educação é um dos pontos centrais, seu papel está em desenvolver no ser humano ideias, valores e crenças que possam contribuir na interação com aqueles que lhes rodeiam, tanto no seu ambiente externo como no interno, ou seja, no seu eu individual.

Enfim a educação é um conjunto de atitudes de produção, reprodução e transformação.

Mas às vezes me pergunto, onde anda a educação?

No momento estamos enfrentando violências nas escolas, no lar, nas ruas, em todo o mundo, nenhum Pais escapa a tal absurdo, mesmo que seja o mínimo, acontece. Não existem mais respeito aos professores, aos pais, as autoridades seja de que categoria for Presidente, Governador, deputados, prefeitos etc. Todos são ridicularizados publicamente. Onde anda a palavra respeito, amor, consideração, honra e cidadania?

AS agressões iniciam-se no congresso, nas câmaras de vereadores, câmara de deputados, nos ministérios, entre magistrados, nas midias, enfim, em todos os lugares. As agressões quando não são físicas, são verbais, vandalismo, psicológicas, sexual, negligencia, brigas, furtos, assassinatos charges e outros alem da internet e violações de conversas, confidencias ou mesmo fotos pessoais de das vidas pessoais, para virar noticias.

O mau exemplo vem de cima, roubos, corrupções de varias espécies, além de lavagens de dinheiro, bigamias, abusos de mulheres (prostituição), violência moral, contra o patrimônio público, discriminação, humilhação e desrespeito principalmente às mulheres, e tantas coisas mais no mundo politico, e Institucionais, seja escola, câmaras, ministérios ou mesmo delegacias, que exemplo dão esses individuos aos adolescentes, a começar no lar?

As leis diretrizes e bases retiram das escolas as disciplinas que educam os jovens, são elas “EMC, OSPB, SOCIOLOGIA, FILOSOFIA, cada uma delas com funções especificas, os nomes já nos mostram a importância”. Não colocam substitutas que contenham a mesma valia. Que interesse tem os políticos em construir jovens educados, se eles se perderam e se corromperam?

EMC – Educação Moral e Cívica começa no lar, obrigação dos pais e complementa na Escola. A educação Cívica contribui com o amor a Pátria, a terra onde nasceu. Hoje, os jovens que desejam crescer, melhorar-se, arrumam a mala e fogem para o exterior na busca daquilo que nosso Pais não se preocupa, amor e respeito aos seus cidadãos. Ouvi um politico votado por nosso rude povo o seguinte: “pobre gasta muito”.

OSPB- Organização social e politica brasileira. O que é isto? Ensinar aos alunos a entender o que fazem os políticos, as suas funções para com o País, Estados e cidades. Entender seus projetos, a importância do voto etc.

Sociologia- uma ciência que estuda a sociedade em seus diversos aspectos.

Filosofia-é a ciência que nos ensina a questionar e questionar-se.

Então, o que nossos políticos estão fazendo com nossos jovens? Violentando-os, jogando-os ao mundo do crime e das drogas, quando não sujeitarem-se ao trabalho formal sem instrução sofrendo as humilhações do desemprego.

Quais as chances que o governo está dando aos jovens a chegarem às faculdades, se cada dia mais vai podando suas oportunidades de crescer como profissional e como pessoa?

Além da politica temos as influencias da mídia, e do meio onde vivem estes jovens. Os pais lutam para que eles consigam algo na vida, os meios de comunicação e nosso modelo politico os arrastam para o mau caminho pelo tipo de exemplo que transmitem e divulgam.

Como se pode dizer, estes tipos de atividades está em todos lugares, não só nas escolas.

Podemos crer que a nossa terra está girando ao contrario, pois tudo está as avessas. A criança não tem ou não sabem a quem espelhar papai, mamãe, meus vizinhos, os políticos, os filmes da televisão, o Face, o zap, etc.?

Na verdade tanto os jovens, adultos e idosos se sentem ansiosos esperando uma resposta, mas não sabem a quem perguntar, pois não tem confiança nem em si, nem nos outros. Poucos são aqueles que confiam nos pais, mas se embrenham nos jogos nos celulares e computadores, esquecendo-se de si, solitários, e alguns envolvendo-se nas drogas sem condições de ouvir algo dos pais que também estão escravizados pelo celulares como eles, e não tem tempo de vê-los ou ouvi-los, alguns outros em estado de depressão..

O mundo mudou e com ele as formas de autoridade que precisa ser reconstruída de maneira confiável e segura, por isso os pais necessitam fazer uma reflexão do seu modo de agir, seu papel de pai e mãe, retomando seus lugares dentro do lar, pois os pais são a primeira referencia para seus filhos. É necessário rever os valores, as crenças, apostando nos nossos filhos, e em nós mesmos, em nossa família e enfim na humanidade. Se nós mudamos tudo muda a nossa volta.

Assim, vem a questão da reeducação moral e social em todos os setores, uma reforma politica em todos os sentidos, serviria de exemplo para os demais. A moralidade precisa tomar espaço em nosso País.

Precisamos acima de tudo nos reeducarmos, reeducar os nossos filhos, as nossas emoções ou sentimentos, nosso comportamento moral e espiritual.

Refletir onde erramos, verificando o que mudou, o que somos realmente, o que sou, quem sou, onde estou, o que vim fazer aqui, o que me é permitido fazer e porque?

A nossa vida é uma verdadeira roda viva, ela gira, gira e sempre volta ao mesmo lugar, ao mesmo ponto. Vivemos inconstantes, não temos certeza do que é certo e errado, o que é bom para um não é para o outro. Precisamos mergulhar para o nosso mundo interior, refletir o modo de viver, a qualidade de vida, para contribuirmos com mais clareza para o nosso crescimento espiritual ou psicológico. Aceitar as nossas fraquezas, nossos fracassos como também as nossas vitorias

Voltando as vistas para o nosso interior podemos descobrir o que nos faz feliz, também o que nos faz mal.

Precisamos mudar , reformular nossa filosofia de vida, reelaborar novos projetos ou programas, objetivando reequilibrar nosso eu, que nos pede socorro. Mas tudo isto depende de entendermos a lei do amor ensinada por Jesus, porque na realidade o amor que praticamos é egoísta, um amor possessivo, baseado na lei da propriedade.

Amemos uns aos outros, disse jesus. Educando bem os nossos filhos estamos começando a construir um novo mundo.,