O PÃO NOSSO DE CADA DIA E O AGRONEGÓCIO!

O mundo precisa de alimentos, os alimentos vem dos solos, solos é mutrientes, microorganismos, a interação com a fauna e a flora, a atmosfera e os agentes climáticos.

Num ambiente devidamente saudável, um elemento não poderá sobrepor o outro. Neste sentido, a biodiversidade é um dos maiores termômetros que se possa avaliar sobre a saúde e o respeito creditado aos ecossistemas.

Não mais estamos tendo a capacidade de compreender, ou importar com a os valores e a função de cada espécie, e por que estão desaparecendo tão depressa!

No sistema de produção, quais sejam: familiar, ou produção em maiores escalas, deparamos com grande parte dos produtores sob o estado de falências, pelo o simples fato de não conseguir pagar ao menos os custos de produção, enquanto estoques de alimentos: milho, café, soja, carne, etc. são tratados como mercadorias através do mercado de Commodities, sob influencias não do que o mundo precisa para alimentar-se, mas, com os objetivos somente maximizar os lucros, sob critérios especificamente mercadológicos, enquanto vão surgindo o crescimento exacerbado do uso e aplicações de defensivos, sem intensificar a fiscalização, promover a educação e orientações sobre os verdadeiros riscos e os cuidados necessários.

Chegamos à conclusão, de que, realmente muitos não estão preocupados com a existência da fome das pessoas deste planeta! E sim, estão apostando nos resultados econômicos financeiros, mesmo que estejam exaurindo os recursos naturais, numa ânsia de querer abrir a galinha dos ovos de ouro, sem pensar em suas reais conseqüências.

( J L )