Articulações Dos Ossos Do Pé (Resumo)

As articulações dos ossos do pé, principalmente as do tarso, são formadas por fortes ligamentos, cuja função é promover a flexibilidade, estática e dinâmica dos pés, nos momentos em que a pessoa estiver caminhando, correndo ou simplesmente de pé. São as articulações as responsáveis, com os ossos do pé, pela estabilidade que os pés proporcionam ao esqueleto humano, fazendo o papel de alicerce do corpo humano. O esqueleto do pé humano é subdividido em três regiões:

• Retropé

• Mediopé

• Antepé

Com relação a sua capacidade de articulação com relação a perna, o tornozelo apresenta uma anatomia que lhe permite realizar movimentos rotacionais, assim como flexão (quando os dedos são apontados para baixo, formando uma linha quase alinhada com a tíbia, como por exemplo, nas bailarinas. É capaz de realizar o movimento contrário, formando um angulo de cerca de 60° com a tíbia. Esse movimento é chamado de dorsiflexão.

Vinicius Moratta
Enviado por Vinicius Moratta em 06/09/2019
Código do texto: T6739145
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.