Resumo De Anatomia Podálica

Estudando a anatomia podálica, ou seja, dos ossos do pé, podemos perceber que há muitas semelhanças com os ossos, que compõem o esqueleto da mão. A primeira semelhança é relacionada a sua estrutura, sendo esta formada por tarso, metatarso e as falanges (sendo estas correspondentes ao carpo, metacarpo e falanges do esqueleto da mão).

Anatomia – Nomes dos ossos do pé

O conjunto de ossos que formam os pés localizam-se na extremidade final dos membros inferiores(abaixo do tornozelo), sendo a base do esqueleto humano. O esqueleto do pé é dividido em três partes:

• Tarso: é corresponde ao carpo do pulso, formado por sete ossos entre os quais citamos o tálus(em algumas literaturas sendo também denominado astrágalo) e o calcâneo(maior osso do pé);

• Metatarso: composto por cinco ossos correspondentes ao metacarpo;

• Falanges: Também aqui em número de três para cada dedo do pé, exceto o primeiro dedo ou “dedão”, que tem apenas duas, como o polegar.

No total, são 26 os ossos do pé humano. Sendo estes distribuídos em 14 falanges, 5 metatarsos e, por fim, os 7 ossos que compõem o tarso. Todos conectados através de fortes ligamentos que dão origem às articulações.

Vinicius Moratta
Enviado por Vinicius Moratta em 06/09/2019
Código do texto: T6739139
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.