As diferenças entre Farmácia e Drogaria

Segundo os incisos X e XI, do Artigo 4º, da Lei nº 5.991, de 17 de dezembro de 1973, os estabelecimentos denominados como farmácias e drogarias possuem diferenças explícitas, conforme descrição abaixo:

X – Farmácia

Estabelecimento de manipulação de fórmulas magistrais e oficinais, de comércio de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos, compreendendo o de dispensação* e o de atendimento privativo de unidade hospitalar ou de qualquer outra equivalente de assistência médica;

XI – Drogaria

Estabelecimento de dispensação* e comércio de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos em suas embalagens originais.

* Entende-se por dispensação o ato do farmacêutico que consiste na substituição de um medicamento por outro que foi prescrito, bem como na orientação sobre a sua respectiva dosagem, interação com outros medicamentos, possíveis reações adversas e cuidados com a conservação e armazenamento do produto.

Traduzindo o que está na lei, a farmácia é o lugar que possui um laboratório para preparação de fórmulas prescritas por profissionais capacitados (como médicos, dentistas, veterinários e nutricionistas, por exemplo) e que também pode comercializar produtos industrializados, enquanto a drogaria apenas comercializa os industrializados e alguns outros itens, como cosméticos, suplementos de primeiros-socorros e até mesmo itens de conveniência.

É claro que, eventualmente, uma drogaria também pode ser intitulada de farmácia, por conter um laboratório em seu interior, porém são casos raros.

https://minutosaudavel.com.br/farmacias-e-drogarias-qual-e-diferenca-entre-elas/

https://minutosaudavel.com.br/farmacias-e-drogarias-qual-e-diferenca-entre-elas/
Enviado por Vinicius Moratta em 05/09/2019
Código do texto: T6738389
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.