Preocupações Da Igreja Católica Em Relação Ao Reiki
Em março de 2009, a Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos (equivalente à ONG CNBB no Brasil) emitiu um documento (Orientações para a Avaliação do reiki enquanto Terapia Alternativa concluindo "inadequado para as instituições de saúde católicas ou para as pessoas que representam a Igreja, tais como capelãos, promover ou fornecer suporte para a mesma".
O reiki era usado até então em alguns centros de retiro e hospitais católicos. E através deste documento gerou-se o mito de que havia uma proibição de católicos praticarem reiki. Embora pareça, não houve proibição, mas apenas uma orientação às instituições católicas e representantes. Pois não há nenhuma bula do Vaticano proibindo a prática da terapia. Mesmo que a USCCB tivesse autoridade papal, ocorreu nos Estados Unidos, logo, não teria caráter internacional, vale-se dizer, pontifício. Não obstante, a USCCB tem autorização para existir, não para decretar pela Igreja.
Segundo Felipe Aquino, no Brasil alguns teólogos sugerem aos católicos que não pratiquem o reiki e salientam sua filosofia panteísta e monista, assim como sua origem budista.