Preocupações Da Igreja Católica Em Relação Ao Reiki

Em março de 2009, a Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos (equivalente à ONG CNBB no Brasil) emitiu um documento (Orientações para a Avaliação do reiki enquanto Terapia Alternativa concluindo "inadequado para as instituições de saúde católicas ou para as pessoas que representam a Igreja, tais como capelãos, promover ou fornecer suporte para a mesma".

O reiki era usado até então em alguns centros de retiro e hospitais católicos. E através deste documento gerou-se o mito de que havia uma proibição de católicos praticarem reiki. Embora pareça, não houve proibição, mas apenas uma orientação às instituições católicas e representantes. Pois não há nenhuma bula do Vaticano proibindo a prática da terapia. Mesmo que a USCCB tivesse autoridade papal, ocorreu nos Estados Unidos, logo, não teria caráter internacional, vale-se dizer, pontifício. Não obstante, a USCCB tem autorização para existir, não para decretar pela Igreja.

Segundo Felipe Aquino, no Brasil alguns teólogos sugerem aos católicos que não pratiquem o reiki e salientam sua filosofia panteísta e monista, assim como sua origem budista.

Vinicius Moratta
Enviado por Vinicius Moratta em 05/09/2019
Código do texto: T6738347
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.