Investigação Científica Do Reiki

O mecanismo proposto para a energia do reiki é hipotético, uma vez que não existem evidências empíricas da existência do "ki" ou "energia vital" usada neste método.

Uma revisão sistemática de ensaios clínicos aleatórios realizada em 2008 para avaliar os fundamentos das evidências do reiki concluiu que não tinha sido demonstrada qualquer eficácia sob qualquer condição. De forma geral, a maior parte dos estudos possuía falhas metodológicas, continham amostras muito pequenas, concepção inadequada e relatórios de fraca qualidade, tendo até mesmo os estudos com melhor classificação falhado em controlar por completo o efeito placebo. Uma vez que é difícil conceber um placebo realista, torna-se também difícil realizar ensaios placebo-controlados, embora ensaios posteriores com controlo adequado do efeito placebo não tenham mostrado qualquer diferença entre a prática de reiki e o grupo de controle.

Uma revisão feita em 2009 no 'The Journal of Alternative and Complementary Medicine concluiu que "as graves limitações da metodologia e da documentação nos estudos existentes sobre o reiki não permitem que haja qualquer conclusão sobre a sua eficácia."

Vinicius Moratta
Enviado por Vinicius Moratta em 04/09/2019
Código do texto: T6737411
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.