Revisão De Proteína G

Proteína G

A proteína G, é uma classe de proteínas, sendo esta envolvida na transdução de sinais celulares. Sendo denominadas de proteínas G, funcionam como uma espécie de "chaves moleculares", alternando entre um estado de ligação com uma guanosina difosfato inativa (GDP) e outro com uma guanosina trifosfato ativa (GTP). Esse processo leva a regulação dos processos seguintes da célula.

As proteínas G foram descobertas por Alfred G. Gilman e Martin Rodbell, que tentavam desvendar o processo da adrenalina estimulando as células. Os mesmos descobriram que um hormônio como a adrenalina se ligava a um receptor, o receptor não estimulava diretamente enzimas como a adenilato ciclase. O receptor estimulava uma proteína G, que estimulava a adenilato ciclase a produzir um segundo mensageiro, o AMP cíclico. Pela descoberta, os dois cientistas ganharam, em 1994, o Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina.

A proteína G é composta por 3 subunidades: alfa (α), beta (β) e gama (γ). A unidade α possui um sítio de ligação com o GTP ou GDP. As subunidades β e γ permanecem sempre unidas. A proteína G se localiza na superfície interna da membrana da célula, sendo esta ligada ao receptor acoplado à proteína G.

Vinicius Moratta
Enviado por Vinicius Moratta em 31/08/2019
Código do texto: T6734080
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.