Falando sobre o TRINO AMOR...
(Reflexão)



O amor Ágape > É aquele tipo de amor que não busca seus próprios interesses, é um amor desinteressado, puro e genuíno. O amor ágape não esmorece, mas é constante e permanece forte até às últimas consequências, é um tipo de amor invencível. Na aplicação cristã, pode-se dizer que o amor ágape tem origem no próprio amor de Deus, um amor santo e sacrifical. Por todo o Novo Testamento os verdadeiros cristãos são exortados a demonstrar o amor ágape, isto é, amar como Cristo amou.

O amor Philos > É caracterizado por um sentimento de simpatia natural, uma profunda amizade e carinho que alguém dispensa aos seus amigos e familiares. Um sentimento forte e profundo do coração, um amor que transmite também a ideia de parceria, companheirismo, sendo muito empregado para designar o relacionamento de afeição entre entes queridos.

O amor Eros > O amor eros geralmente expressa a ideia de amor entre homem e mulher, um amor mergulhado em paixão e romantismo, transmitindo também o sentido de desejo passional, sensual e sexual.dependendo do contexto, também pode se referir simplesmente ao sentido de prazer, deleite e satisfação, não necessariamente ligado à sensualidade.

Em suma...

>> Eros se refere ao amor apaixonado, geralmente transmitindo o sentido de sensualidade e desejo aplicado entre duas pessoas que se atraem, embora também possa significar apenas prazer.

>> Philos se refere ao amor que expressa nosso gosto ou predileção por alguém, isto é, o amor por pessoas próximas a nós, como amigos e familiares, ou por algo, ou seja, no sentido de dizer “eu amo isso”.

>> Ágape, da forma com que os escritores do Novo Testamento aplicam, é algo muito mais elevado, um amor que tem origem divina e transcende os sentidos meramente humanos.

Enquanto Eros e Philos podem ser entendidos como sentimentos condicionais que geram benefícios, Ágape é incondicional e sacrifical.

Mas, quem inventou o amor?

... Só pode ter sido alguém com poder supremo, alguém capaz de diferenciar os sentimentos, capaz de mudar o mundo com um simples gesto.
... Só pode ter sido alguém especial, alguém único, capaz de inundar corações com emoção, com desejos de reparação.
... Só poderia mesmo ser nosso Deus, nosso Pai! Capaz de criar um mundo com tantas perfeições, que só mesmo o homem para danificá-lo com suas más intenções.
... O amor é perfeito, a vida é perfeita, só depende de quais são os olhos que a vêm, de quais são os corações que a sente.

Sim, o amor foi criado por Deus e sabemos que DEUS É AMOR...
E deixou para nosso viver os 3 tipos de amor: ÁGAPE, PHILOS, EROS. Deus é perfeito em tudo que faz, nós é que não sabemos e não alcançamos a sua divina sabedoria, tão somente quando o Espírito Santo nos desperta, nos ensina.

Bom já fizemos uma reflexão sobre o diferenciar de cada tipo de Amor, quero expor agora como é primordial esta fusão no relacionamento, união entre duas pessoas... Sim, num relacionamento amoroso, como atuam, como são necessárias, vamos ver?...

O amor EROS, é um sentimento muito intenso, egoísta e possessivo. Vem de maneira muito forte e vê o outrem como o seu tudo, de maneira que faz de sua vida a dependência deste amor, tornando a outra pessoa prisioneira de seus sentimentos e medos. Temos por exemplo a quantidade de mortes que estão cada vez mais frequentes, ocorrendo na sociedade, sem limites e sem noção do racional, uma pessoa mata a outra por não aceitar a separação, não aceita ficar e conviver sem a pessoa 'amada', ou por excessivos ciúmes, medo de perda.

A mídia, o mundo, induz a ilusão deste amor carnal, somente carnal e assim tudo fica deturpado, Deus não criou o amor EROS para que dominasse o homem, mas, o homem por falta do verdadeiro conhecimento, se perde em meio a paixões vazias.

Então o amor EROS é algo ruim? De maneira alguma, se Deus criou, tem sua necessidade e importância, mas é preciso entendê-lo e saber que não pode estar sozinho em uma relação ou melhor, tem que ter os 3 tipos de amor, para que se obtenha a dose e junção balanceada e perfeita.

O amor EROS é o tempero da vida de um casal, traz a atração no olhar, falar, contato, cheiro, pele, sentidos, toque, voz... envolve, estimula a libido, une o casal de forma harmoniosa.

Este vem no natural do ser humano, afinal somos animais racionais, temos nossa natureza instintiva, não é? Então, neste momento é que deve entrar a percepção e a junção do Corpo, Alma e Espírito, veja:

CORPO = AMOR EROS
ESPÍRITO = AMOR ÁGAPE
ALMA = AMOR PHILOS

Sabemos que somos feitos de Corpo, Alma e Espírito, certo? Em um relacionamento a dois, o que firma a estrutura contínua de um casamento são os três tipos de amor unificados e ativos, pois assim o amor será balanceado, na verdadeira essencia do que é para ser, será, porque haverá...Vejamos:

. O Amor EROS que desperta os desejos do corpo carnal.

. O Amor ÁGAPE que envolve num sentimento de cuidados e preocupação com o outrem. Capaz de defender a pessoa amada a qualquer custo (proteção) e se mantem em todos os momentos fiel a este amor.

. O Amor PHILOS que une na cumplicidade da dedicação em agradar, estar sempre junto, compartilhar, dar atenção, uma profunda amizade e bem-estar.

Hoje em dia, o que mais percebemos é a fixação no amor EROS, a maioria faz isso, principalmente os jovens e se perdem na inconstante PAIXÃO, vivendo uma vida de conflitos, desamor, incompreensão, infelicidade constante, acreditando que o amor é algo assim, só questão de pele, acontece, e que o amar é só querer e mais nada, sendo que tudo é muito mais do que parece ser e quem quer saber?

Somente em Deus, podemos encontrar e aprender a ter o balanceamento das doses certas no AMOR... composto pelo Trino amor! 


 
***<>***<>***<>***


 
Glaucia Amaral
Enviado por Glaucia Amaral em 29/08/2019
Reeditado em 25/05/2021
Código do texto: T6732232
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.