Quando o carro não pega
Muitos já passaram por isto, virar a chave de contato e nada. Subitamente vem aquela sensação de impotência. São várias falhas que podem deixar na mão. Para que ocorra a combustão, é necessária a presença dos 3 elementos: ar, combustível e centelha. Se o motor não funciona, um dos 3 elementos não está presente, ou não chega na quantidade suficiente.
AR
O primeiro é fácil de descartar. Só não entra ar no motor do carro se o filtro de ar estiver entupido, situação de alagamento, ou se o escapamento estiver entupido.
COMBUSTÍVEL
A bomba de combustível, fica dentro do tanque, e o acesso na maioria dos carros é em baixo do assento do banco traseiro. Levante o assento coloque o ouvido na tampa e solicite que alguém ligue e desligue a ignição. Tente ouvir se está trabalhando. Ela pode estar funcionando com baixa pressão (menos de 2 bar), o motor não irá pegar. Outro ponto relacionado ao combustível é a perda de programação do motor flex. Isto ocorre quando se abastece com outro combustível, em seguida estaciona o carro, sem dar tempo suficiente para a injeção fazer a reprogramação.
Falta de combustível: a bóia medidora do combustível pode emperrar. O indicador do combustível não avisa corretamente o nível e pode estar com o tanque vazio. A bóia medidora emperra em carros que andam só com álcool ou combustíveis adulterados. Para veículos que possuem reservatório de partida a frio, é preciso checar se ele não está vazio ou se a gasolina não está estragada.
Combustível adulterado é responsável por problemas, quando chega no final do tanque, elementos como água e solventes sobram no fundo e não podem ser queimados no motor.
CENTELHA
Popularmente conhecida por faísca da vela, a centelha é um arco voltaico, parecido com o acendedor do fogão, gerado por uma corrente elétrica produzida pelo alternador e armazenada pela bateria. Esta corrente passa por outros componentes antes de chegar até as velas do motor.
A bateria deve ser a 1ª coisa a ser verificada. Se o motor de partida não girar, ou girar de forma lenta, o problema pode estar ali. É necessário verificar se o alternador funciona. A bateria deve informar uma tensão mínima de 12V e no momento da partida não deve cair abaixo dos 9V. Quando o motor estiver funcionando a tensão medida nos bornes (polos da bateria) deve ser maior, entre 13,5V e 14V, o que indica o bom funcionamento do alternador. Se a bateria e o alternador estiverem em ordem, verifique alarmes, travas e bloqueadores. A bobina (peça que amplifica a tensão que chega nas velas) entra na lista dos problemas. Existem 2 sensores da injeção eletrônica que dão trabalho: o sensor de rotação e o sensor de oxigênio. Mas deixe para seu mecânico checar.
A chave do carro pode ser o problema. Elas possuem um chip, uma espécie de DNA analisado no contato. Quando a chave cai no chão, esse chip pode se romper e o carro não pega. Experimente a chave reserva.