Alfabetização é um processo.

Antes de ler efetivamente a criança precisa vivenciar experiências sensoriais ter acesso a muitas imagens e jogos e a artes.

Muitas escolas já estão avaliando crianças com 4 anos, alegando que tem dificuldades de juntar letras para formar sílabas. Isso está errrado, neste período a criança ainda não tem maturidade para está articulação. Tem até alguns profissionais afirmando que a criança tem dislexia antes dos 6, mas os pais devem estar atentos a isso também, pois não é possível avaliar dislexia neste período se ela nem mesmo passou pela alfabetização.

A partir dos 6 anos a criança começa a maturidade cognitiva que habilita ao processo de alfabetização, ela deve ente outras coisas, ter maturidade perceptiva, auditiva e visual; dominância lateral; esquema corporal e orientação espaço temporal; precisa de desenvolvimento motor, compreensão de linguagem e consciência fonológica.

Cobrar da criança que ela forme sílabas antes dos 6 anos desperdiça o tempo em que ela poderia estar trabalhando com jogos, brincando no pátio ou até mesmo tendo acesso a leituras... sim, ler para a criança é muito importante.

Quando você lê para uma criança, você desperta nela o prazer da leitura, porém isso não precisa ser avaliado nas idades do pré escolar.

Vinicius Moratta
Enviado por Vinicius Moratta em 25/08/2019
Código do texto: T6729047
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.