Benefícios Do Extrato De Própolis

Eu costumava apresentar faringites fortíssimas de repetição, com uma recuperação sofrida e muito demorada. No ano passado tive 3 episódios e nada parecia preveni-los! Depois de ler uma postagem do nutricionista Luciano Bruno sobre o uso da própolis para modulação imunológica passei a tomar 20-25 gotas deste poderoso composto todo santo dia misturado a 2 dedos de água, em jejum, pelas manhãs. Já vai fazer um ano que não tenho mais faringites. Encantada com o resultado fui estudar sobre a própolis para prevenção e tratamento de doenças em cães e gatos. Encontrei publicações científicas recentes bastante interessantes demonstrando um potencial inacreditável de benefício a saúde dos nossos pets.

A própolis é uma resina coletada por abelhas melíferas, composta por flavonoides (como o antialérgico quercetina), ésteres de ácido caféico e diterpênicos, com efeitos bactericidas, viricidas e antifúngicos. Nossa própolis brasileira contém ainda a Artepilina-C, um composto bio-ativo com significativa atividade contra células tumorais, fragmentando o DNA destas células e induzindo-as a cometer suicídio (apoptose). E o melhor: não causa resistência nas bactérias, nem efeitos colaterais para quem toma e tem um preço muito menor que os antibióticos. A própolis é usada nas paredes das colmeias para vedar contra vento, proteger as abelhas contra infecções por microorganismos e até para embalsamar abelhas mortas e inimigos.

Há evidências científicas de efeitos benéficos da própolis em cães e outros animais contra:

🐝 Doença de Cushing (o hiperadrenocorticismo)

🐝 Otites causadas por bactérias (Staphylococcus aureus e intermedius) e/ou por leveduras (como a Mallassezia)

🐝 Giardíase e outras parasitoses de difícil tratamento, quando associada ao tratamento convencional com vermífugos

🐝 Dermatofitose (infecção fúngica na pele)

🐝 Tártaro (a doença periodontal), reduzindo o acúmulo de placa bacteriana, dificultando a adesão das bactérias à superfície dos dentes e reduzindo a inflamação das gengivas. Nesses casos, a própolis sem álcool é adicionada à pasta de dentes do pet

🐝 Doenças oftalmológicas (ceratoconjuntivite seca, glaucoma, blefarite e outras), sendo a própolis sem álcool adicionada a preparações oftálmicas

🐝 Osteossarcoma e TVT (Tumor Venéreo Transmissível)

Imunidade baixa, aumentando os níveis séricos de citocinas e intérferon gama

🐝 Doenças hepáticas e biliares

🐝 Obesidade (sim, ela ajuda a reduzir depósitos de gordura) e contra o aumento dos níveis de colesterol

🐝 Lesões de cicatrização difícil

🐝 Administrar própolis pode inclusive aumentar a proteção das vacinas, em especial contra cinomose e parvovirose.

E, antes que perguntem, sim, é segura para gatos 🐱.

No mercado encontramos extrato de própolis tradicional e de própolis verde (esta é proveniente de substâncias extraídas do alecrim-do-campo) em variedades com e sem álcool. Para pets geralmente se indica e se prefere a versão sem álcool, mas há profissionais que relatam que doses normais de própolis alcoólico não são prejudicais, salvo em caso de alterações hepáticas pré-existentes.

A dosagem sugerida pode variar de acordo com a potência da própolis. Verifique a % de extrato seco no rótulo do produto. Para própolis com teor de 11 e 15% de extrato seco uma sugestão de administração seria 1 gota para cada 1-3kg de peso do cão ou do gato, 1-3 x ao dia. E para própolis com teor de 30% ou maior de extrato seco, eu sugeriria 1 gota para cada 3-5kg de peso do pet, 1-2x ao dia. Note que a dosagem indicada por um médico-veterinário para beneficiar o tratamento de uma doença específica pode ser mais elevada.

A própolis pode ser misturada diretamente à refeição ou amassada com um pouco de fruta, iogurte, cottage/ricota ou mel de abelhas. A administração é segura para uso durante meses seguidos, inclusive não altera a consistência das fezes, mas se preferir, administre diariamente durante um período e depois passe a administrar 2-3x por semana para um efeito de manutenção/prevenção. A contraindicação fica por conta de cães e gatos alérgicos à própolis. Já peguei alguns (poucos) casos. Para verificar se há hipersensibilidade antes de administrá-la, aplique uma gota de própolis à virilha do pet e observe se surgem reações locais em 24-48h.

Espero que façam um bom proveito deste potente remédio natural! 🙂

Algumas referências científicas:

1- Propolis in dogs: clinical experiences and perspectives (a brief review), Betancourt et al, 2015. https://www.researchgate.net/…/270892666_Propolis_in_Dogs_C…

2- Eficácia da formulação da própolis argentina para o tratamento tópico da otite externa canina. Lozina et al, 2010. http://www.scielo.br/scielo.php…

3- Extrato de própolis na nutrição de cães: efeitos na condição corporal, parâmetros sanguíneos e resposta vacinal. Rivera et al, 2017. https://revistas.ufpr.br/veterinary/article/view/51083/34414

4- Use of propolis for topical treatment of dermatophytosis in dog. Sánchez et al, 2014. https://pdfs.semanticscholar.org/…/b9387f19b35c5d14c9d04e53…

5- Effects of propolis on experimental cutaneous wound healing in dogs. Ashraf M. Abu-Seida, 2015. https://www.hindawi.com/journals/vmi/2015/672643

Vinicius Moratta
Enviado por Vinicius Moratta em 25/08/2019
Código do texto: T6729044
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.