Curiosidades De Geraldo Cléofas Dias Alves
O apelido de Geraldo Assoviador foi dado em virtude da excêntrica mania que o jogador tinha de assoviar dentro de campo enquanto realizava jogadas inusitadas.
O atleta, em seu auge, foi por diversas vezes comparado por cronistas esportivos da época com o rei do futebol: Pelé.
A amizade de Geraldo com Zico era tão forte que, além de freqüentar constantemente a casa da família Antunes, em Quintino, ele era considerado um filho postiço de Seu Antunes e Dona Matilde. “É meu filho marronzinho”, costumava dizer o patriarca da família.
Não era para Geraldo ter feito a cirurgia no dia 26 de agosto. Na verdade, o jogador, que tinha muito medo de ser operado, deveria ter retirado as amídalas no mesmo dia que Zico corrigiu um desvio de septo. Mas Geraldo não apareceu no dia e apenas Zico fez a cirurgia na data prevista.
Zico participou de dois amistosos em memória a Geraldo. O primeiro, chamado Taça Geraldo Cleofas Dias Alves, aconteceu no dia 6 de outubro (Flamengo 2 x 0 Seleção Brasileira), e serviu para arrecadar fundos para a família do jogador, que vivia em Barão de Cocais. A segunda, em 1995, foi entre os másteres do Flamengo e de Minas Gerais, em Barão de Cocais (o Flamengo perdeu por 2 x 1 e Zico fez o gol), para possibilitar a construção do mausoléu para Geraldo.
Geraldo é tio do zagueiro Bruno Alves, do Zenit e da Seleção Portuguesa de Futebol.
Geraldo compareceu ao hospital no dia marcado, 25 de agosto de 1976, mas não operou porque o presidente do Flamengo na época, Hélio Mauricio, não deixou comunicação oficial à respeito da operação. Hélio também era médico do hospital que Geraldo iria realizar a operação.