Vídeo de gari pé de valsa viraliza na web: ‘A dança é uma paixão, me faz transcender’

Para superar a timidez e introversão, o gari José Maurício Barreto, 39 anos, decidiu fazer aulas de dança de salão. De início apenas um hobby, acabou virando uma paixão, que conquistou as redes sociais.

Hoje, José é conhecido como o gari “pé de valsa”. Ele ficou famoso após um vídeo viral circular na internet, onde ele aparece dançando com a professora Raíssa Mattos, que ensina dança de salão no centro do Rio de Janeiro (RJ).

“Sou muito tímido, e queria amenizar um pouco isso. A dança de salão, onde você tem contato com muitas pessoas, poderia me ajudar. Mas na época era muito caro, eu não tinha condições. Um amigo é professor numa academia e me levou para um teste. Eu passei e fui convidado a ser instrutor, o que me deixou bem feliz. Hoje, perdi essa timidez. Se me chamar para dançar, danço onde quer que eu esteja”, disse.

Desde 2016, José trabalha na Comlurb, com expediente de segunda a sábado, das 8h às 16h20. Ele varre as ruas da Cinelândia e do Largo da Carioca.

Quando não está trabalhando, está estudando: ele faz faculdade de Análise de Desenvolvimento de Sistemas, em Quintino, na Zona Norte.

Na ocasião em que foi gravado, José conta que mudou seu caminho para casa e acabou encontrando, por coincidência, a professora Raíssa. Fã da dançarina, que mora em São Paulo, ele pediu uma selfie e acabou dançando com ela.

Gari pé de valsa

“O vídeo foi gravado há pouco mais de um mês, mas só agora foi postado na web. Eu gosto muito da Raíssa, sempre assisto aos vídeos que ela divulga na internet. Nesse dia, eu, que geralmente sigo pela Avenida Chile, decidi passar pela Rua Sete de Setembro e acabei a encontrando. Pedi uma foto, mas os alunos que estavam com ela disseram que eu tinha que dançar. Não tive como negar, e o vídeo surgiu”, lembra José, que só publicou o vídeo na internet após alguns amigos o incentivarem.

O gari mora com a mãe em Abolição, na Zona Norte, há cerca de dez anos. Ele já passou pelas escolas de dança de Jaime Arôxa e pelo Centro Cultural Carioca (CCC), além de participar de um grupo de estudos no Espaço de Dança Caio Monatte, no Estácio.

Em 2017, durante a comemoração do Dia do Gari, José Maurício teve a oportunidade de conhecer outro colega de trabalho famoso. “Nessa festa, o Renato Sorriso estava sambando e eu fiquei só olhando. Uma amiga me puxou e eu comecei a dançar com ele. Ele me olhou meio desconfiado, mas foi super bacana comigo. Chegamos a trocar telefone e combinar uma dança juntos, mas nunca rolou.”

Renato aguarda ansiosamente pela apresentação conjunta. “O José Maurício dança dez vezes melhor do que eu, é um cara super gente boa. Tentamos combinar uma vez, mas não deu certo. Fico feliz quando vejo colegas meus valorizando a dança. Quando aparece alguém divulgando a arte, isso merece elogios”, destaca o Sorriso, 55 anos, que ganhou fama ao sambar com a sua vassoura durante os desfiles das escolas de samba na Marquês de Sapucaí, em 1997.

Vinicius Moratta
Enviado por Vinicius Moratta em 23/08/2019
Código do texto: T6727290
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.