Cuba desenvolve a primeira vacina contra câncer de pulmão
Após cerca de 25 anos de pesquisas, a Medicina de Cuba deu novo salto desenvolvendo a Cimavax, sendo esta a primeira vacina do mundo, produzida, visando combater o câncer de pulmão.
Ainda não se trata da cura, a Cimavax faz um importante trabalho ao retardar o crescimento de células cancerígenas de tumores, estabilizando os sintomas e garantindo uma expectativa de vida para esses pacientes que vai de seis meses a quatro anos a mais, em comparação com pacientes portadores do câncer, que não tomaram a vacina.
Cuba apesar do avanços não abriga nenhuma das grandes indústrias farmacêuticas mundiais, obtém os melhores resultados do continente americano em matéria de saúde: a expectativa de vida (76 anos para os homens, 81 anos para as mulheres) é a melhor do continente e a mortalidade infantil é a mais reduzida: 4,8 mortes para cada 1.000 nascimentos em Cuba, contra 12 no Brasil e 6 nos Estados Unidos.
Embora não seja uma cura definitiva, uma vacina contra o câncer é um avanço para a medicina moderna e uma grande esperança para muitos pacientes doentes.
Sendo vendida por apenas 1 dólar (4 reais, aproximadamente) e distribuída gratuitamente em hospitais cubanos.
A expectativa é que a vacina combata outros tipos de câncer e possa inibir o crescimento de células cancerígenas com uma eficiência superior à disponibilizada atualmente.