NAVIO DE 500 ANOS É ENCONTRADO NO MAR BÁLTICO EM PERFEITO ESTADO

Os pesquisadores localizaram a embarcação em trecho do mar próximo a Suécia. O navio está com cerca de 99% da estrutura intacta.

O navio, datado em 500 anos foi encontrado por um grupo de cientistas no Mar Báltico, sendo este localizado, próximo à Suécia. Segundo os especialistas, essa é a embarcação em melhor estado já encontrada do período histórico que culminou com a descoberta das Américas e tem características similares às naus que participaram da viagem de Cristovão Colombo em 1492, o que reforça o paradigma de que a tecnologia usada para construir embarcações se encontrava em esplendor entre os diferentes países europeus no final do século 15.

Com 16 metros de comprimento, o navio teria sido utilizado para o comércio e teria pertencido a um mercador sueco ou dinamarquês: ao inspecionar as características da embarcação, os pesquisadores afirmaram que foi construída entre os anos de 1490 e 1540. Ao realizar uma análise inicial, foi constatado que praticamente 99% do navio está com seus componentes intactos. Os mastros ainda estão em pé sendo possível observar canhões em posições de combate.

Para realizar essa descoberta, robôs equipados com ferramentas de exploração identificaram a embarcação no fundo do mar e realizar os registros dos dados encontrados: posteriormente, essas informações foram convertidas em imagens.

A equipe afirma que há possibilidades para entender como o navio afundou. Provavelmente, ele sofreu um ataque durante a guerra sueca pela independência, que ocorreu entre 1521 e 1523. É possível que a embarcação tenha parado no fundo do mar após um conflito durante os eventos da guerra Russo-Sueca, entre 1554 e 1557.

Vinicius Moratta
Enviado por Vinicius Moratta em 24/07/2019
Código do texto: T6703682
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.