Ótimos Benefícios Da Prática Do Karatê - Parte II

Quem pratica Karate só tem a ganhar. A filosofia dessa arte marcial é voltada para o desenvolvimento pessoal e para o cultivo de uma vida saudável. Não é sobre violência, mas sobre buscar equilíbrio. E o melhor de tudo, o Karate é recomendado para todas as pessoas, de adultos a crianças, homens e mulheres! Conheça alguns dos benefícios do Karate:

É um exercício que trabalha todo o corpo, ajuda na perda de peso e aumenta a resistência.

Karate é atividade aeróbica, que demanda movimento de todo o corpo, da cabeça aos dedos dos pés. Quem quer cuidar da forma física encontra nessa prática uma excelente opção. Nos treinos, você trabalha e fortalece membros superiores e inferiores, ganhando definição muscular e melhora no seu preparo físico.

Desenvolve a capacidade cardiovascular e a respiração.

O coração é um músculo e, como tal, precisa ser exercitado para manter seu pleno funcionamento, prevenindo problemas. A prática do Karate garante isso, pois proporciona o bombeamento eficiente do sangue e o transporte do oxigênio para todo o corpo. Também há o desenvolvimento da parte respiratória, uma vez ela é um ponto muito importante do treino do Karate, inclusive com exercícios voltados para a respiração correta. Tudo isso ajuda o praticante a ter mais energia e disposição, pois o organismo funciona melhor.

Aumenta a coordenação motora e os reflexos.

O treino constante do Karate visa execução dos movimentos de maneira eficiente e precisa. Cada treino dos katas leva a uma melhora na coordenação, ao ponto de poder fazê-los até de olhos vendados. Além disso, claro, há os treinos com parceiros para melhorar os reflexos e a aplicação adequada do que foi aprendido, de acordo com a situação.

Melhora a concentração.

Além de movimento, Karate é observação e raciocínio. É preciso estar atento aos detalhes durante o treino, como as orientações, os exemplos dos instrutores e a própria execução das técnicas e das bases. É preciso capacidade de refletir e interpretar o que está sendo aprendido. Por isso, o Karate é um exercício de foco e concentração.

Ajuda a corrigir a postura.

Uma parte importante dos treinos de Karate é se movimentar de forma correta, com a postura firme e ereta, sem ficar cabisbaixo, curvado ou executar as técnicas de qualquer forma. Com o tempo, ao se aperfeiçoar no dojo, a melhoria na forma de se portar fica visível.

Vinicius Moratta
Enviado por Vinicius Moratta em 22/07/2019
Código do texto: T6702229
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.