Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Católico não assiste novela

CATÓLICO NÃO ASSISTE NOVELA
Miguel Carqueija

Há muitos anos atrás um colega de trabalho, com quem depois perdi totalmente o contato, fez uma definição muito boa do que são as novelas de televisão: um diálogo interminável num ambiente fechado.
A definição é perfeita ainda que sucinta e podendo ser desenvolvida. Realmente nas novelas fala-se muito mais que nos filmes. A câmera costuma mostrar ambientes fechados, de residências ou escritórios, mostra os artistas de perto, focaliza muito as expressões faciais. Raramente se vê a maior amplitude do cinema. Nos filmes variam muito gêneros e estilos. Em diversos há lugar para sequências silenciosas, longas cenas mostrando paisagens etc. A tagarelice das novelas é onipresente.
E sobre tudo isso estão os elementos perniciosos. Que são as novelas de tv senão desfiles sinistros de brigas familiares, traições, infidelidades, discussões raivosa, esgares de ódio, agressões verbais frequentes, quando não agressões físicas, crimes...
Alguém dirá que elas refletem a vida real. Talvez, mas de forma confusa e deformada. Na vida real as pessoas não conversam nem discutem como nas novelas, onde os personagens só têm problemas pessoais. Mas a alienação ainda é o menor dos problemas, apesar do elitismo de mesas fartas, apartamentos bem mobiliados, carros. As imoralidades, a tolerância zero mesmo entre parentes próximos, a destruição da família e dos valores, eis a tônica desses espetáculos pornográficos. Elas estão num patamar de ruindade acima da futilidade de um Faustão, Raul Gil ou Sílvio Santos. Pior só mesmo os shows realistas como o asqueroso Big Brother.
Filhos contra pais, irmãos contra irmãos, esposos contra esposos.  Você não precisa acompanhar esses lixos para perceber. Gire os canais flagrando um pouco de cada um, veja uns cinco minutos de qualquer novela, já dá para sentir.
Não é animador saber que em famílias católicas se acompanha novela, é preciso levar mais a sério nossa opção religiosa. Hoje em dia existem emissoras católicas de tv. Aqui no Rio pegam facilmente a Canção Nova, a Rede Vida, a TV Aparecida e agora também a TV Pai Eterno. Tem programas muito bons passando nessas emissoras e nenhum católico precisa recorrer à programação de baixo nível da Globo, Record, Band ou SBT.

Rio de Janeiro, 22 de julho de 2019.
 

Miguel Carqueija
Enviado por Miguel Carqueija em 21/07/2019
Código do texto: T6701165
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Miguel Carqueija
Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil, 71 anos
2925 textos (176687 leituras)
55 e-livros (4955 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 20/09/19 09:47)
Miguel Carqueija