Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Queremos vivê-la em cada vão momento

Escrito em 14/6/2019

Sobre a importância da democracia para o desenvolvimento da nação

   Declarada essencial e inquestionável em nossa sociedade moderna, foi desenvolvida e aplicada a democracia como forma de governo a fim de exaltar um melhor funcionamento do meio social. concorda-se que ela preza por toda a igualdade, valores e direitos antes batalhados e que agora podemos desfrutar em nosso oásis de opiniões.
   Em prática, a "demo"(povo)"cracia"(poder) não parece concordar com seu modo de ser. Como Rousseau afirma em sua célebre obra "Do Contrato Social", não existe democracia perfeita, principalmente em grandes grupos, pois com o aumentos da população, torna-se mais difícil desempenhar o verdadeiro valor da democracia.
   Mesmo tão questionada e até mesmo esquecida, não podemos deixá-la somente no papel ou desacreditar em sua força. Devemos agradecê-la por nos dar direitos inalienáveis para o progresso da nação, tais como a liberdade de expressão, direito ao voto, igualdade de direitos. Mas por que ela parece tão ameaçadora e mal-vista?
   Ou porque muitos não têm a informação do que ela traz, ou porque seus valores estão se invertendo. a partir do momento em que esperança se torna estupidez e disciplina em escravidão, a situação pode ser perigosa. Infelizmente, nosso país preza mais pelos valores invertidos dos que apontam para a direção certa.
   Como percebemos que nossa situação não está seguindo o lema da bandeira ao passo que muitos pensam ser tudo culpa da democracia, a situação só tem a desandar. desacreditar na democracia é prender-se à crise do pensar social, que coincidentemente retrata o momento o qual passamos. É um período de descaso por nós mesmos e horror de todo o resto. E alimentar a insatisfação só leva tudo por água abaixo.
   Em virtude dos fatos mencionados, resta a nós parar de esperar e começar a agir de vez. É nosso dever construir a democracia nunca prometida. Para que sigamos as boas palavras da Constituição, precisa-se dar maior rigidez às leis, sem desconstruir nosso valores. Olhar para nosso ambiente é o mesmo que se olhar no espelho, basta um movimento nosso e nossa imagem se transforma.
André Callá
Enviado por André Callá em 19/06/2019
Código do texto: T6677058
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
André Callá
São Paulo - São Paulo - Brasil, 16 anos
100 textos (924 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 23/09/19 04:07)