A música como forma de inclusão social

Já no berço da civilização, a música tem sido uma das expressões artísticas mais antigas que se tem registro. Sempre presente na vida do homem, alguns precedentes estudiosos da música já metodizavam sobre ela afetar a personalidade do ser humano. De alguma forma, poderia a música ser usada para decrescer as adversidades causadas pelos problemas de inclusão?

A sociedade atual é formada por uma vasta miscigenação cultural e social, resultando muitas vezes em separação seletiva de pessoas. A forma artística musical, desde a sua composição mais simples até a mais complexa se mostra irrestrita no que se refere à seleção de músicos, tornando extensa sua área de atuação.

A Rio Música e a Ação social pela música com sedes em várias regiões do Rio de Janeiro, desempenham projetos em áreas onde encontram-se crianças em situações de risco, dando a elas a oportunidade de seguir um caminho totalmente diferente do que lhes são apresentados dadas as circunstâncias de vivência.

Haja vista tais considerações, a utilização da música como uma forma de inclusão social torna-se perdurável uma vez que seu campo de atuação não distingue de nenhuma forma os seus integrantes. Podendo ser aplicada sob qualquer meio social, ela se torna uma arma poderosa na luta contra a desigualdade, fazendo-nos caminhar sempre em direção ao progresso.