Explicações Sobre A Biopirataria

A biopirataria é caracterizada como a exploração ou apropriação, de forma ilegal de recursos da fauna, da flora e do conhecimento das comunidades tradicionais.

O conceito de biopirataria surgiu em 1992 com a “Convenção Sobre Diversidade Biológica” apresentada na Eco92. A partir de então, a biopirataria é tema abordado em discussões sobre a apropriação indevida de laboratórios farmacêuticos internacionais dos conhecimentos dos povos indígenas, acerca das propriedades terapêuticas ou comerciais de produtos da fauna e da flora de diversos países, ou de seus princípios ativos utilizados visando a confecção de medicamentos.

A biopirataria pode vir a acontecer em qualquer país, sendo que este possua recursos naturais com potencial de comercialização, com poucos investimentos em pesquisa e regulamentação no que se refere a medicamentos. No Brasil, a dimensão aumenta, devido ao fato de ser o país com a maior biodiversidade do planeta havend um potencial muito grande e inexplorado.

É comum a associação da biopirataria com as indústrias farmacêuticas e princípios ativos de medicamentos. A extração ilegal de madeira também é caracterizada biopirataria.

Vinicius Moratta
Enviado por Vinicius Moratta em 06/06/2019
Código do texto: T6666623
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.