Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

O Congresso e os ministérios

O CONGRESSO E OS MINISTÉRIOS
Miguel Carqueija

Desde os tempos de Figueiredo parece que começou uma coceira de mexer em ministérios, criando, descriando, fundindo, acrescentando e suprimindo.
Figueiredo queria desburocratizar o país e para tanto criou o Ministério da Desburocratização, um paradoxo. O Brasil continua burocratizado.
Sarney chegou a criar a pasta da Irrigação, isso mais parecia uma irrisão.
A febre continuou pelos anos afora, Dima chegou a manter 39 ministérios, dizem que só não chegou a 40 para não ser chamada de Dilma Babá...
Eram pastas com nomes cada vez mais sofisticados, o pessoal tinha imaginação. Temer reduziu para 29 e ainda era muito.
Sempre me pareceu que ministério é assunto do Poder Executivo e nunca soube que o Congresso interferisse em todo esse festival ministerial dos diversos presidentes das últimas décadas.
Agora vem Bolsonaro, numa medida moralizadora (afinal, inflação de ministério é cabide de emprego) e reduz para 22. De repente o Congresso se mete no assunto, e até mesmo na arrumação interna das pastas (caso da Coaf, que querem tirar do Moro, por que será?).
Por que os congressistas nunca implicaram com os presidentes anteriores em tal assunto — eles mexeram como quiseram nas pastas ministeriais — e agora têm que implicar com o Bolsonaro?
Confesso que eu prefiro que o Sr. Rodrigo Maia — homem de olhar vago e discurso anódino — deixe a presidência da Câmara. Não me parece a pessoa adequada.
Pode ser que me escape alguma razão que justifique a interferência do Legislativo. Se for assim, que me esclareçam. Mas em princípio fica aqui a minha estranheza.

Rio de Janeiro, 2 de junho de 2019.
Miguel Carqueija
Enviado por Miguel Carqueija em 02/06/2019
Código do texto: T6663428
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Miguel Carqueija
Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil, 71 anos
2927 textos (177025 leituras)
55 e-livros (4956 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 21/09/19 21:14)
Miguel Carqueija