Área Degradada - Definição

É a área que, após o distúrbio, teve eliminado, juntamente com a vegetação, os seus meios de regeneração bióticos, como o banco de sementes, banco de plântulas, chuvas de sementes e rebrota, apresentando baixa capacidade de voltar ao seu estado anterior.

• Áreas estragadas ou desgastadas, ou seja, áreas que perderam boa parte ou toda sua capacidade produtiva.

• Redução da quantidade e qualidade da capacidade atual e futura do solo para produção vegetal.

• Aqueles cujas ações do homem modificaram o ecossistema de tal maneira que os mecanismos naturais são perdidos e, por isso, há necessidade de nova intervenção humana para reversão da situação presente.

Degradada – sofreu distúrbios intensos por isso NÃO POSSUI meios de

regeneração natural.

Perturbada - sofreu distúrbios de menor intensidade por isso POSSUI meios de regeneração natural.

A degradação pode ser fruto de:

• Mineração;

• Uso intensivo do solo para fins agropecuários ( herbicidas, salinização

do solo e superpastejo);

• Queimadas consecutivas;

• Desmatamento.

Área degradada:

• menor diversidade de espécies;

• ausência de estrutura vegetal;

• ausência de solo;

• baixíssima ou ausente capacidade de regeneração natural;

Área conservada

• maior diversidade de espécies;

• maior estrutura vegetal e animal;

• presença de solo;

• alta capacidade de recuperação natural;

A recuperação de áreas degradadas tem por objetivo fornecer ao ambiente degradado, condições favoráveis a reestruturação da vida em um ambiente que não tem condições físicas, químicas e/ou biológicas de se regenerar por si só. Através de obras no terreno como a construção de terraços, banquetas, ou ainda, da implantação de espécies vegetais, podemos conduzir a recuperação de uma área degradada.

Vinicius Moratta
Enviado por Vinicius Moratta em 28/05/2019
Código do texto: T6658896
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.