Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

As três Ave-Marias do Irmão Borges

AS TRÊS AVE-MARIAS DO IRMÃO BORGES

Miguel Carqueija


Estava me lembrando do Irmão Borges, do Externato São José dos Irmãos Maristas. Ficava o prédio, vasto, com grande área livre ao redor, parecendo um palacete (mas sem luxos), no início da Rua Barão de Mesquita, perto do Colégio Militar do Rio de Janeiro. Lá eu estudei no início dos anos 60, no ginásio com então chamavam o que hoje é o segundo grau. O Irmão Borges lecionava Latim, Religião e Matemática e monitorava a nossa turma. Entre os outros professores havia outros irmãos maristas e vários leigos.
Eu achava o Irmão Borges muito severo, sinto que não o valorizei como devia, mas ele me deixou um dos mais importantes legados de minha vida: a prática das três Ave-Marias ao acordar e ao deitar, seguida cada uma delas da fórmula:
"Minha Mãe, livrai-me neste dia (ou nesta noite) de todo o pecado mortal."
Se levarmos em conta que a pior coisa do mundo é o pecado mortal, que pode levar à perda da bem-aventurança com Deus na vida eterna, se a morte nos encontrar em tal estado, o ensino desta prática foi para mim algo inestimável. E eu a mantenho mesmo após quase 60 anos.
Um dia lembrei-me do Irmão Borges, do Irmão Arnaldo e outros cujos nomes até já esqueci, e resolvi passar pelo velho e saudoso colégio. Tive a surpresa de encontrá-lo desativado, o externato já não existia. Fui então no internato e fiquei sabendo que o Irmão Borges já deixara este mundo recentemente. Dos demais não consegui apurar nada, provavelmente morreram há bem mais tempo.
Nem sempre a gente faz o que deve fazer em tempo hábil, infelizmente... e eu demorei demais. Porém, quem sabe reencontrarei um dia, no outro lado, os amigos daquele tempo e lugar?


Miguel Carqueija
Enviado por Miguel Carqueija em 22/05/2019
Código do texto: T6653590
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Miguel Carqueija
Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil, 71 anos
2922 textos (176049 leituras)
55 e-livros (4952 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 17/09/19 19:39)
Miguel Carqueija