As três Ave-Marias do Irmão Borges

AS TRÊS AVE-MARIAS DO IRMÃO BORGES

Miguel Carqueija

Estava me lembrando do Irmão Borges, do Externato São José dos Irmãos Maristas. Ficava o prédio, vasto, com grande área livre ao redor, parecendo um palacete (mas sem luxos), no início da Rua Barão de Mesquita, perto do Colégio Militar do Rio de Janeiro. Lá eu estudei no início dos anos 60, no ginásio com então chamavam o que hoje é o segundo grau. O Irmão Borges lecionava Latim, Religião e Matemática e monitorava a nossa turma. Entre os outros professores havia outros irmãos maristas e vários leigos.

Eu achava o Irmão Borges muito severo, sinto que não o valorizei como devia, mas ele me deixou um dos mais importantes legados de minha vida: a prática das três Ave-Marias ao acordar e ao deitar, seguida cada uma delas da fórmula:

"Minha Mãe, livrai-me neste dia (ou nesta noite) de todo o pecado mortal."

Se levarmos em conta que a pior coisa do mundo é o pecado mortal, que pode levar à perda da bem-aventurança com Deus na vida eterna, se a morte nos encontrar em tal estado, o ensino desta prática foi para mim algo inestimável. E eu a mantenho mesmo após quase 60 anos.

Um dia lembrei-me do Irmão Borges, do Irmão Arnaldo e outros cujos nomes até já esqueci, e resolvi passar pelo velho e saudoso colégio. Tive a surpresa de encontrá-lo desativado, o externato já não existia. Fui então no internato e fiquei sabendo que o Irmão Borges já deixara este mundo recentemente. Dos demais não consegui apurar nada, provavelmente morreram há bem mais tempo.

Nem sempre a gente faz o que deve fazer em tempo hábil, infelizmente... e eu demorei demais. Porém, quem sabe reencontrarei um dia, no outro lado, os amigos daquele tempo e lugar?