COMPOSTAGEM - Definição

Não existe uma definição única e universal de compostagem.

A compostagem é um tratamento aplicado aos resíduos sólidos, desde a

história antiga. Os gregos, os romanos, e os povos orientais já sabiam que os resíduos orgânicos podiam ser retornados ao solo, contribuindo para sua fertilidade. No entanto, somente a partir de 1920, com Albert Howard, o processo passou a ser pesquisado cientificamente e realizado de forma mais técnica. (STENTIFORD et all., 1985; FERNANDES, 1999, citado por BÜTTENBENDER, 2004).

Segundo KIEHL, 1998, compostagem vem do vocábulo “compost” , da

língua inglesa e indica o fertilizante orgânico preparado a partir de restos vegetais e animais.

A técnica da compostagem foi desenvolvida com a finalidade de acelerar

com qualidade a estabilização da matéria orgânica. Na natureza, a humificação ocorre sem prazo definido, dependendo das condições ambientais e da qualidade dos resíduos orgânicos. (COELHO, 2008)

Define-se a compostagem como sendo um processo controlado de decomposição microbiana de oxidação e oxigenação de uma massa heterogênea de matéria orgânica no estado sólido ou úmido, passando pelas seguintes fases: fase inicial e rápida de fitoxicidade ou de composto cru ou imatura, seguida da fase de semicura ou bioestabilização, para atingir a terceira fase, a cura, maturação ou humificação, acompanhada da mineralização de determinados componentes da matéria orgânica, quando se pode dar por encerrada a Compostagem. Durante todo o processo ocorre produção de calor e o seu desprendimento, principalmente de gás carbônico e vapor d’água. (KIEHL,1998).

Segundo KIEHL, 1998 a definição exige a explicitação do significado dos

termos utilizados, como sejam:

· Controlado: pelo fato de se acompanhar e controlar a temperatura, a aeração e a umidade.

· Microbiano: porque a transformação da matéria orgânica é realizada por microrganismos.

· Oxidação e oxigenação: porque a compostagem deve ser conduzida em

ambiente aeróbio, contendo Oxigênio atmosférico, essencial para a

humificação da matéria orgânica, diferentemente da decomposição

anaeróbia, onde predomina o fenômeno da redução química.

· Massa heterogênea no estado sólido: porque a matéria prima provém de diferentes origens e possui diferentes composições.

· Úmido: porque os microrganismos que decompõem a matéria orgânica

só atuam intensamente na presença de suficiente quantidade de água.

· Fase inicial de fitoxicidade: pela transformação de ácidos orgânicos e

toxinas de curta duração, gerados pelo metabolismo dos organismos

existentes no substrato orgânico, peculiaridade do material cru ou

imaturo.

· Fase de semicura ou bioestabilização: quando o composto deixa de ser

danoso às raízes e às sementes.

· Fase de cura ou maturação: quando o composto atinge o auge de suas

propriedades benéficas ao solo e às plantas.

· Mineralização: transformação bioquímica da matéria orgânica, uma vez

que as plantas só absorvem sais minerais solúveis, como os produzidos

por esse processo.

· Produção de calor e desprendimento de dióxido de carbono e vapor

d’água: características relacionadas ao metabolismo exotérmico dos

microrganismos, à respiração dos mesmos e à evaporação da água

favorecida pela elevada temperatura geada no interior da massa em

compostagem.

Como resultado da compostagem são gerados dois importantes

componentes: sais minerais, contendo nutrientes para as raízes das plantas e húmus, como condicionador e melhorador da propriedades físicas, físico-químicas e biológicas do solo. (KIEHL, 1998)

Büttenbender, 2004 diz que este processo tem sido indicado como uma das melhores técnicas para tratar a fração orgânica dos resíduos sólidos urbanos, principalmente nos países de terceiro mundo, devido à possibilidade de ser implantado sob condições de baixo custo.

Vinicius Moratta
Enviado por Vinicius Moratta em 21/05/2019
Código do texto: T6652933
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.