# Kalúnia # Militar tem que cuidar do quartel /

Um jornal de boatos confirmados

A República, no Brasil, teve um fator comprometedor desde o princípio - foi proclamada e instituída por militares. Chefes de uma corporação aristocrática, os marechais Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto se colocaram acima de todos poderes na condução de governos desastrosos e fracassados.

Administração pública é, antes de tudo, exercício político, entendimento e organização da "polis" - a sociedade constituída. Militares são membros desta designados para sua guarda externa, nunca seu comando, como prescreve Platão no seu tratado "A República".

Acontece que a imprensa e as classes conservadoras do Brasil, proprietárias dos meios de comunicação, ergueram o mito do milagre brasileiro durante a ditadura militar, obra que foi de um planejamento e propaganda realizada por técnicos , principalmente economistas: Roberto Campos, Delfim Netto, Mario Henrique Simonsen, Reis Veloso - todos civis.

A educação militar , restrita à prospecção do inimigo externo, rechaça o pensamento e ciência universais, presa a um nacionalismo patriótico, irracional, que repudia o conhecimento.

Estamos no mato sem cachorro.

Zulcy Borges e editor e jornalista diplomado
Enviado por Saskia Bitencourt em 09/05/2019
Reeditado em 09/05/2019
Código do texto: T6642610
Classificação de conteúdo: seguro