Estratégia Ambiental Na Empresa

Planejamento estratégico ambiental: identificar os riscos;

Matéria-prima adequada;

Materiais adequados sustentáveis;

Marketing Verde;

DIAGNÓSTICO AMBIENTAL

É o documento, que vai atestar ou comprovar se o local é adequado, para a realização do empreendimento a ser implantado.

REQUISITOS 4.4.2.

Competência, treinamento e conscientização! A organização deve assegurar que qualquer pessoa que, para ela ou em seu nome, realize tarefas que tenham o potencial de causar impacto ambiental significativo, identificados pela organização apropriada, treinamento ou experiência, devendo reter os registros!

TREINAMENTO

O treinamento deve ser realizado periodicamente, reunindo todos os funcionários da empresa.

LEI 14.100 – REQUISITOS AMBIENTAIS

A Política Ambiental descreve o que a empresa faz pelo meio-ambiente!

ASPECTOS AMBIENTAIS

4.3.3 Objetivos, metas e programas: a organização deve estabelecer, implantar e manter objetivos e metais ambientais documentadas!

ITEM 4.4.7 PREPARAÇÃO E RESPOSTAS Á EMERGÊNCIAS

A organização deve estabelecer, implementar e manter procedimentos para identificar potenciais acidentes que possam ter impacto(s) sobre o meio-ambiente e como a organização responderá a estes. A organização deve responder ás situações reais de emergência e aos acidentes e prevenir ou mitigar os impactos ambientais adversos associados.

4.5.3 NÃO CONFORMIDADE

Ação corretiva e ação preventiva. A organização deve estabelecer, implementar e manter procedimentos para tratar as não – conformidades reais e potenciais; e para executar ações corretivas e preventivas.

OS PROCEDIMENTOS DEVEM DEFINIR REQUISITOS PARA:

A) Identificar e corrigir não conformidades e executar ações para mitigar seus impactos ambientais;

B) Investigar as não conformidades, determinar suas causas e executar ações para evitar sua repetição;

C) Avaliar a necessidade de ação para prevenir não-conformidades e implementar ações apropriadas para evitar sua ocorrência;

D) Registrar os resultados das ações corretivas e preventivas executadas;

E) Analisar a eficácia das ações corretivas e preventivas executadas.

REVISÃO!

1. Qual é a finalidade do controle operacional dentro do SGA?

R: Intenções relacionadas ao meio-ambiente por parte da empresa, de acordo com as condições humanas e realidade.

2. Qual o principal objetivo do diagnóstico ambiental na implantação de uma empresa?

R: O principal objetivo do diagnóstico ambiental é dar o parecer se o local é adequado para a implementação de um determinado empreendimento.

3 – Para facilitar a análise do diagnóstico ambiental, os estudos da base são divididos em 3 componentes principais. Quais são eles?

R: Não conformidades, ações corretivas e ações preventivas!

4 – Quais critérios devem ser considerados no diagnóstico ambiental?

R: Análise do local. Organização apropriada, treinamento ou experiência, devendo reter os registros.

5 – Quais as vantagens para a empresa que realiza o diagnóstico ambiental?

R: Estar dentro da Lei, estando livre de multas e o Marketing Verde.

6 – Qual a importância do diagnóstico ambiental para uma empresa?

O diagnóstico ambiental permite saber se a área é segura para o empreendimento, nível de risco. O diagnóstico ambiental também atua como Marketing Verde.

Vinicius Moratta
Enviado por Vinicius Moratta em 02/05/2019
Código do texto: T6637521
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.