# Kalúnia Literária # A pena de morte em Grande Sertão Veredas"

João Guimarães Rosa

Agora, a forca, eu vi - forca moderna, esquadriada, arvorada bem erguida no elevado, uma madeira de boa lei, parda: sucupira. Ela foi num morrote, depois de São Simão de Bá, perto da banda da mão-direita do Pripitinga. A estúrdia forca de enforcar, construída aprovada ali particularmente, porque não tinham recurso de cadeia, de pajear criminoso por viagens era dificultoso, tirava a pessoa dos seus serviços. Aí, então, usavam às vezes, de redondeza, vinham até trazendo o condenado a cavalo, para a forca pública. Só que um pobre veio morar próximo, quase debaixo dela, cobrava sua esmola, em cada útil caso, dando seguida cavava a cova e enterrava o corpo, com cruz. No mais nada.

Semelhante não foi, quando um homem, Rudugério de Freitas, dos Freitas ruivos da Água-Alimpada , mandou obrigado um filho dele ir matar outro , buscar para matarem, esse outro, que roubou sacrário de ouro da igreja da Abadia. Aí, então, em vez de cumprir o estrito, o irmão combinou com o irmão, os dois vieram e mataram. mesmo foi o velho pai deles, distribuído de foiçadas. Masbprimeiro enfeitaram as foices, urdindo com cordões de embira e várias flores. E enqueriram o cadáver paterno em riba de casa - casinha boa de telhas, a melhor naquele trecho. Daí, reuniram o gado, que iam levando para distante vender. Mas foram logo pegos. A pegar, a gente ajudou. Isso, prisioneiros nossos. Demos julgamento. Ao que, fosse Medeiro Vaz, enviava de imediato, os dois para tão razoável forca. Mas porém, o chefe nosso, naquele tempo, já era - o senhor saiba - : Zé Bebelo ! Com Zé Bebeño, oi, o rumo das coisas nascia inconstante diferente, conforme cada vez. A papo: -- "Co-ah ! Por que foi que vocês enfeitaram premeditado as foices ? -- ele interrogou. Os dois irmãos responderam que tinham executado aquilo em padroeiragem à Virgem, para a Nossa Senhora em adiantado remir o pecado que iam obrar, e obraram dito e feito. Tudo que Zé Bebelo se entesou sério, em pufo em polo, mas sem rigies em testa, eu prrstes vi que ele estava se rindo por dentro. Tal, tal, disse: --"Santíssima Virgem..." E o pessoal todo tirou os chapéus, em alto respeito - "Pois, a ele perdoa ou não, eu não sei. Mas eu perdôo, em nome dela - a Puríssima , Nossa Mãe !" - Zé Bebelo decretou - o pai não queria matar? Pois então, morreu - dá no mesmo. Absolvo ! Tenho a honra de resumir circunstância desta decisão, sem admitir apelo num revogo legal e lealdado, conformemente ! ... " Aí mais Zé Bebelo disse, como apreciava: --Perdoar é sempre o justo e certo..."--- pirlimpim, pimpão. Mas quem os dois irmãos careciam de algum castigo, ele requisitou para o nosso bando aquela gorda boiada, a qual pronto revendemos, embolsamos.

..................................................................................................

Zulcy Borges e editor e jornalista diplomado
Enviado por Saskia Bitencourt em 26/04/2019
Reeditado em 27/04/2019
Código do texto: T6632728
Classificação de conteúdo: seguro