Revisão De Conceitos Do Solo II
O termo pH (potencial hidrogeniônico) define a acidez ou alcalinidade, os solos possuem pH variando de 3,0 á 9,0. Essa variação é decorrente da região que está localizada, solos ácidos são aqueles de regiões úmidas, como margem de rios e pântanos, são conhecidos como argilosos. Já as regiões ricas em calcário possuem solos alcalinos.
A acidez pode interferir na qualidade das plantações, em geral, as plantas preferem a faixa de pH neutro, este é o chamado ponto de equilíbrio no qual a maioria dos nutrientes permanecem disponíveis ás raízes.
Solos muito ácidos não são férteis uma alternativa para corrigir este inconveniente consiste em realizar queimadas após grande exploração do solo. Em geral, quando se realiza lavouras contínuas o solo se desgasta, originando a acidez. A correção é possível pelo fato das cinzas produzidas pelo fogo serem alcalinas e por isso neutralizam o pH.
Óxido de cálcio é mais conhecido como cal viva, se une á água presente no solo e dá origem a uma base como produto: Ca (OH)2. A substância alcalina diminui a acidez do solo.