Revisão De Conceitos Do Solo I

CONSTITUIÇÃO DOS SOLOS

O solo é constituído, de matéria mineral e orgânica além de ar. Constituído essencialmente por matéria mineral e orgânica(fração sólida), água (fração líquida) e ar (fração gasosa), o solo é por esse motivo, considerado um sistema trifásico. As proporções de cada constituinte variam, de acordo com a natureza deste.

A matéria orgânica do solo é constituída por restos de plantas e outros organismos, em estado mais ou menos avançado de decomposição, acumulando principalmente na superfície. A água e o ar do solo ocupam os espaços existentes entre as partículas terrosas e entre agregados de partículas. O ar ocupa os espaços não preenchidos pela água e a quantidade de água é variável em razão da precipitação e irrigação, á textura, estrutura, relevo e teor em matéria orgânica, podendo estar associada a uma grande variedade de substâncias.

O solo é o resultado de mudanças ocorridas nas rochas – denominadas intemperismo. Ações dos ventos, chuvas e organismos vivos (processos físicos, químicos e biológicos) são os responsáveis por este lento processo – calcula-se que cada centímetro do solo se forma em intervalo de tempo de 100 a 400 anos. As condições climáticas existentes são a principal influência das características de cada solo.

A análise do perfil do solo, ou seja: as parcelas horizontais que o constituem desde sua origem até a superfície – local da ação do intemperismo, é um referencial para entendermos a constituição e intemperismos que sofreu. Ao nos referirmos ao perfil do solo, devemos considerar 5 parcelas, denominadas horizontes. Vale ressaltar que nem todo solo possui todos os horizontes bem definidos:

Horizonte O: camada superficial. Drenado, com cor escura.

Horizonte A: Constituído, basicamente, de rocha alterada e húmus, sendo a região onde se fixa a maior parte das raízes e vivem organismos decompositores e detritívoros.

Horizonte E (ou B): camada mineral constituída de quantidade reduzida de matéria orgânica, acúmulo de compostos de ferro e minerais resistentes como o quartzo. Pode ser atingido por raízes mais profundas.

Horizontes C: camada mineral pouco ou parcialmente alterada

Horizonte R: rocha não alterada que deu origem ao solo. Quanto á cor, essa varia de acordo com o material de origem, localização, organismos relacionados, conteúdo de matéria orgânica, dentre outros fatores. Solos ricos em matéria orgânica tendem a ser mais escuros, sendo que solos bem drenados, tendem a tonalidades acinzentadas.

Existem alguns tipos específicos, que variam de acordo com a quantidade de um único elemento:

Solo Arenoso: é aquele que tem uma quantidade maior de areia. É um solo muito permeável e pobre em vegetação.

Solo Argiloso: conta com mais grãos de argila. São solos arejados e com um escoamento difícil para a água.

Solo Humífero: é um solo com muita matéria orgânica, como o húmus. Essa terra é bastante fértil, repleta de seres vivos microscópios e nutrientes que favorecem o cultivo de plantas e alimentos.

O pH influi na produtividade de um solo, por esse aspecto podemos dizer que a Biologia e a Química, funcionam juntas em relação, ao crescimento de plantas. O desenvolvimento da vida vegetal é uma área biológica, mas elementos necessários para que ela aconteça como pH do meio, é um conceito químico.

Vinicius Moratta
Enviado por Vinicius Moratta em 21/04/2019
Código do texto: T6629035
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.