CONTAMINAÇÃO DO SOLO

A Contaminação Do Solo é um dos principais problemas ambientais da atualidade. Durante séculos, o homem pouco se preocupou com o descarte de lixo, produtos químicos e resíduos industriais. O resultado foi uma grande quantidade de terrenos contaminados que são inviáveis para a prática da agricultura ou construção de moradias. E também, enorme prejuízo ao meio ambiente.

Os principais tipos de contaminação do solo e suas consequências:

Resíduos Industriais (Maior poluidor do solo)

Produtos químicos, combustíveis, metais pesados e outros elementos são descartados no solo das fábricas ou de suas proximidades. Esses elementos, com o tempo, penetram no solo contaminando-o. Estas áreas se tornam impróprias para a construção de residências (casas e prédios), pois os contaminantes do solo podem provocar doenças. O tratamento desses solos é possível, porém demanda a utilização de recursos, sendo também um processo demorado. Um outro grave problema provocado por esse tipo de resíduo é a contaminação da água. No solo, estes resíduos podem atingir lençóis freáticos contaminando a água.

Lixão:

São terrenos que formam áreas de lixões, apresentando vários problemas. Além da contaminação por diversos tipos de poluentes, ainda podem causar risco de explosão. Isto, pode vir a acontecer, porque o processo de decomposição de lixo orgânico, gera a produção de gases inflamáveis que ficam presos no solo.

Lixo Eletro - Eletrônico:

Com o grande aumento da produção e consumo de produtos eletrônicos nas últimas décadas, cresceu a geração deste tipo de lixo. Quando jogados no solo, os produtos eletro – eletrônicos liberam com o tempo, vários elementos químicos que contaminam o solo. Exemplos: monitores, celulares, baterias, televisores e impressoras.

Elementos Radioativos

Existem poucos casos, mas quando ocorrem geram problemas gravíssimos. Acidentes em usinas nucleares ou descarte de equipamentos que usam elementos radioativos (exemplos, máquinas de raio-x), podem deixar o solo contaminado por séculos. Se uma pessoa entrar em contato com o solo com este tipo de contaminação pode morrer ou desenvolver diversos tipos de câncer.

Causas E Consequências

Substâncias como o lixo, esgoto, agrotóxico e outros tipos de poluentes, que são produzidos pela ação do homem, provocam sérios efeitos no meio ambiente.

Os poluentes são depositados no solo, sem nenhum tipo de controle, causando a contaminação dos lençóis freáticos, poluindo as águas, produzem gases tóxicos, além de provocar sérias alterações ambientais, como por exemplo, as chuvas ácidas. O lixo depositado em aterros é responsável pela liberação de uma substância poluente, que mesmo abaixo do solo, em buracos “preparados” para esse fim, vaza promovendo a contaminação do solo. Um outro problema grave, ocorrido nos aterros é a mistura do lixo tóxico com o lixo comum. Não há um processo de separação dos materiais. O solo passa a receber produtos perigosos e com grande potencial de contaminação, misturados com o lixo orgânico. O solo tem sua composição: ar, água, matéria orgânica e mineral. Toda esta sua estrutura é que possibilita o desenvolvimento das mais diversas espécies de plantas que conhecemos. É do solo que se retira a maior parte da alimentação direta ou indireta, se o solo estiver contaminado, a nossa saúde estará em sério risco.

PRINCIPAIS FONTES POLUIDORAS DO SOLO

Inseticidas. Solventes. Detergentes. Medicamentos e outros produtos farmacêuticos. Herbicidas. Lâmpadas fluorescentes. Componentes eletrônicos. Tintas. Gasolina, diesel e óleos automotivos. Fluídos hidráulicos. Fertilizantes. Produtos químicos de pilhas e baterias.

Vinicius Moratta
Enviado por Vinicius Moratta em 19/04/2019
Código do texto: T6627520
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.