Redação Formato ENEM /DESAFIOS PARA PROMOVER A INTEGRAÇÃO DOS MORADORES DE RUA À SOCIEDADE

Ao longo de nossa formação sociocultural, os moradores de rua sempre receberam conotações pejorativas. Fato que é corroborado na ausência destes no que tange a participação política, como, por exemplo, na proibição do voto na República Oligárquica. Esse aspecto depreciativo persiste na República Nova.

Outrossim, a exclusão desse grupo é denunciada em nossa Literatura no livro "Memórias Póstumas de Brás Cubas", em que Machado de Assis expõe a semântica negativa vista no personagem Quincas Borba, que é tratado com desprezo enquanto morador de rua, mas, que após herdar uma herança, é bajulado, inclusive, por Brás Cubas, enfatizando, desse modo, a hipocrisia por trás de construções sociais abarcadas no preconceito.

Primordialmente, é plausível analisar que os motivos que levam esses indivíduos à margem são variados, dentre os quais, um que se destaca, segundo o infográfico da revista IstoÉ do ano de 2008, explana a questão do alcoolismo e do uso de drogas como responsáveis por 36% de afetados à essa condição. Nitidamente, o preconceito potencializa as amarras que impedem a população de enxergar a gravidade da questão.

Infere-se, então, que em virtude dos fatos supracitados, que o Estado deve intervir através de ações conjuntas entre Ministério da Educação e Governos Estaduais, para a propagação de campanhas de esclarecimento da população, com o intuito de desmistificar os motivos que afligem a invisibilidade dos moradores de rua. Cabe também às universidades o papel preponderante de extensão de suas atividades, para oferecer serviços necessários de auxílio à parte vulnerável, dando assistência biopsicossocial e ouvindo essas pessoas para aprimorar seu atendimento; desse modo, estima-se que a curto prazo os preconceitos sociais se reduzam substancialmente, ao mesmo tempo que a população de rua encontre sustentação assistencial para melhorar suas condições de vida.