Mobilidade Urbana no século XXI
Trânsito intenso, buzinas, trabalhadores atrasados, dor de cabeça. Essa é uma cena muito presenciada em diversas cidades brasileiras. A dificuldade da mobilidade urbana está alarmante, visto que há muitos veículos postos ás ruas. Portanto, uma medida deve ser tomada para a melhora dessa situação.
O consumismo desacelerado ocasiona a quantidade, que muitas vezes é desnecessária, de motos, carros, camionetes, dentre outros veículos ás ruas. Portanto estes veículos ali presente geram poluição através da queima de combustíveis fosseis que libera gás carbônico na atmosfera, o grande vilão do aquecimento global.
Além disso, outro motivo que leva tantos veículos as ruas é o modelo de produção do século XIX, chamado Fordismo, o qual produzia mais veículos do que a população compra normalmente, levando a compra de mais automóveis. Hoje vemos o resultado disso não só na poluição, mas também nos milhares de acidentes de trânsito ocorridos por ano.
Visto isso, deve-se amenizar este caos. Uma solução plausível seria a prefeitura de cada cidade melhorar os transportes públicos contratando mais empresas de ônibus de boa qualidade, a fim de a população poder utiliza-as e a maioria não precisar de veículos, diminuindo sua quantidade