Utilização De Membranas Cerâmicas para Microfiltração E Ultrafiltração De Líquidos
São vários os processos utilizados para microfiltração e/ou ultrafiltração de líquidos, sendo que um desses processos, ocorre através de membranas cerâmicas. São produtos que fazem parte do grupo das membranas sintéticas, podendo também ser artificiais. Existe dois tipos de membranas sintéticas, as orgânicas feitas com materiais poliméricos e inorgânicas sendo classificadas as membranas cerâmicas, vidro, aço inox e carbono.
O processo de funcionamento e fabricação das membranas, São elementos de filtração produzida a partir da produção de oxido de alumina (Alfa-alumina) produzindo um suporte poroso, é aplicado uma camada de membrana, sendo esta também produzida com cut-off definido. Esta camada de membrana pode ser de alfa-alumina ou oxido de zircônia dependendo do cut-off desejado. São usadas nas mais variadas indústrias, onde as condições de filtração ou limpeza são extremas ou exista a necessidade de trabalhar com alto nível de sólidos suspensos, como no ramo de bebidas e alimentos, petroquímica, biotecnologia, fármacos, biofarma e tratamento de efluentes. Em indústrias de bebidas e alimentos, podem ser usadas para a recuperação de cerveja da levedura, clarificação de sucos e separação de polpas, clarificação de açúcar líquido, microfiltração de leite e separação de água e óleo (emulsões).
As membranas cerâmicas funcionam como qualquer outra membrana de filtração tangencial para aplicação de micro e/ou ultrafiltração, conseguem manejar altos níveis de sólidos suspensos no lado retentado. Devido a precisa distribuição de poros, pode fazer separações eficientes como fracionamento e remoção de bactérias.
Aplicações e vantagens
As membranas cerâmicas poduem manter fluxos elevados, minimizando os fenômenos de sujeira ou incrustações, sendo regeneradas com um amplo espectro de elementos reativos e condições de limpeza química.