ESTANDARTE HISTÓRICO DA LEGIÃO ALTIVA DA BRIGADA MILITAR

O Estandarte Histórico da Legião Altiva da Brigada Militar, será constituído de um quadrilongo nas mesmas dimensões da Bandeira oficial do Estado do Rio Grande do Sul, tipo Bandeira Universal, lado maior uma vez e meia o lado menor, em campo de cetim no esmalte identificado como “bege BM ou caquí”, representativo da farda de origem da Legião, cortado horizontalmente do flanco sinestro ao flanco destro por três faixas-divisa justapostas nos esmaltes oficiais do Estado do Rio Grande do Sul (sinopla, goles e jalne) representando o cinturão do Legionário Altivo, e aplicado em abismo o Brasão da Brigada Militar, em seus esmaltes e metais de origem, identificando a organização militar estadual de sua forja. Em chefe, acima do Brasão, haverá a inscrição “BRIGADA MILITAR” disposta horizontalmente, em sable. Próximo ao fitão, sob a ponta do brasão, haverá a legenda “LEGIÃO ALTIVA” disposta em linha elíptica ascendente em sable. Em chefe do estandarte, haverá uma faixa-divisa no esmalte “roxo índigo”, que se estenderá de sinestro à destro, assim como também haverá em ponta uma faixa igual e no mesmo esmalte, ambas em referência ao detalhe do antigo uniforme usado na corporação e, que historicamente, ficou conhecido como Papo-roxo”. No cantão sinestro da ponta será aplicadas as armas da cavalaria em goles, e no cantão destro da ponta, será aplicada as armas da infantaria em sinopla, ambas representando a organização inicial da Brigada Militar, em seu período bélico. No cantão sinestro do chefe será aplicada as armas das Polícias Militares brasileira (pistolas de Clark) em jalne, símbolo identificativo da missão constitucional da Brigada Militar, e no cantão destro do chefe, o símbolo tradicional do patrulhamento rádio motorizado, nos seus esmaltes originais (prata, branco, sable e goles), criado e instituído na corporação após a sua reorganização como Polícia Militar. Em borda externa do estandarte haverá um ornato franjado em jalne, simbolizando a riqueza histórica da Legião Altiva e da Brigada Militar, que contornará do cantão sinestro ao destro do chefe, contornando em linha vertical descendente pelo flanco destro seguindo até o cantão sinestro da ponta.

Laço Militar nos esmaltes heráldicos da Brigada Militar, que são os mesmos do Estado do Rio Grande do Sul, contendo a inscrição "LABM", em jalne; haste forrada de tecido nos mesmos esmaltes do laço militar, espiraladas, com lança e conto niquelados.

Nota: Esta redação de descrição heráldica foi realizada por Camponez Frota, Tenente Reformado da Brigada Militar, por solicitação do então comandante da Legião Altiva, Cel Ref. Alvaro Raul Cruz Ferreira, em 2018, quando na oportunidade recebeu a incumbência daquele comandante para apresentar um modelo de Estandarte Histórico, o qual foi aprovado em reunião ordinária pelos Legionários presentes, e acolhido pelo seu comandante e pelo Comandante Geral da Brigada Militar do Estado - RS, Coronel QOEM Mário Yukio Ikeda. O Estandarte Histórico da Legião Altiva da Brigada Militar foi incorporado oficialmente ao efetivo da Legião no dia 13 de novembro de 2018, às 10 horas. A solenidade ocorreu na Esplanada da Academia de Polícia Militar - APM, no Bairro Partenon, em Porto Alegre-RS, por motivo a Formatura Alusiva ao Dia do Inativo e início da Semana da Brigada Militar, ocasião em que foi acesa a Chama Votiva da BM, trazida por três militares do 4º RPMon; realizada a entrega de Medalhas "Legionário de Honra"; a Incorporação do Estandarte Histórico da Legião Altiva - LABM, e a passagem de comando do Cel Ref. Alvaro Raul Cruz Ferreira ao Cel Ref. Marcos Paulo Beck. Após incorporado, o Estandarte desfilou conduzido pelos Veteranos da LABM a frente da tropa composta por alunos do Curso Básico de Administração - CBA/BM da APM, com Guarda Bandeira e Banda de Música, em continência ao Comandante da Brigada Militar, que presidiu a solenidade.