DADOS: VALOR INTANGÍVEL
Estamos vivendo na era digital, num mundo que tem se transformado a cada momento, onde os consumidores estão mais exigentes e prezam por um tratamento diferenciado. O tempo em que as pessoas eram fiéis às marcas ou que os argumentos de venda eram sempre os mesmos, diretos e vazios, por exemplo, já se passou. Com isso, o modo como as organizações enxergavam seus consumidores mudou.
Com essa mudança na forma de consumo as pessoas passaram a deixar cada vez mais informações digitais e rastreáveis, seja nos sites, nas redes sociais ou em qualquer outro lugar da internet. E a partir dessas informações é possível identificar os assuntos preferidos do público, o que gostam de fazer, qual característica do produto consideram fundamental para efetuar a compra ou em quais momentos preferem receber comunicações. E essas informações passaram a ser cruciais para todo o planejamento estratégico e assim enviar uma oferta personalizada ao shopper/consumidor.
Entretanto, a maioria das empresas ainda não trabalha ou não possuem ferramentas que possam ajudar a identificar os desejos e as necessidades cada vez mais segmentadas dos seus públicos. E num mundo efêmero, é fundamental saber trabalhar essas ricas informações, onde será possível adotar estratégias inovadoras e centradas no consumidor para se antecipar às suas necessidades. Vejo nas informações do Big Data, por exemplo, como um mar de oportunidades para a criatividade e inovação.