Respeito às diferenças

Muitas vezes passamos a vida toda sendo ou tentando ser aquilo que os outros querem que sejamos, e esquecemos da nossa essência, de que cada ser é único, e a beleza do mundo, é justamente isso, a diversidade.

É fato que a diversidade não é bem aceita por todos. Muitos que se dizem tradicionais, na verdade, têm medo do diferente, possuem uma mente limitada e uma ideologia ultrapassada, o que os tornam intolerantes, e muitas vezes, se acham detentores de uma “verdade”, que não possui fundamento.

Temos ainda os que dizem aceitar a ideia de diversidade, desde que isso não afete o seu ciclo familiar. Onde costumamos ouvir frases do tipo: “Na rua tudo bem, na minha casa não”, “Eu não tenho preconceito, mas quero longe de mim”, “Eu acho muito bom, mas com meus filhos não aceito”. E diante dessas afirmações, vemos muitas pessoas reprimidas, que não conseguem expor aquilo que sentem, e por medo ou não aceitação, vivem uma farsa, o que torna essas pessoas infelizes, insatisfeitas. E esses sentimentos fazem com que, muitas delas tenham uma vida dupla, para conseguirem momentaneamente satisfazerem seus desejos.

Aos que adotam a diversidade, temos dois extremos. Um deles, são os que querem que os outros aceitem a todo custo essa ideologia, o que acaba sendo contraditório, já que ela prega a diversidade. Claro que, embora haja discordância, deve haver respeito. O outro extremo é violência e a intolerância que sofrem aqueles que são “diferentes”, são agredidos diariamente, seja com palavras, olhares ou ações, ou seja, uma violência gratuita, simplesmente pelo próximo demonstrar o que sente, o que acredita.

Enfim, vivemos numa sociedade hipócrita, que mascara suas intenções, suas verdades, que não entendeu ainda, que o mundo é constituído de diversidade, seja ela social, sexual, de gênero, ideológica. E com isso, acima de tudo, deve haver o respeito, o amor ao próximo e a aceitação de que cada um é livre para ser e viver o que quiser.