Localizando textos no Recanto

LOCALIZANDO TEXTOS NO RECANTO

Miguel Carqueija

Descobri que nem todos os frequentadores do Recanto conhecem os melhores macetes para localizar textos mais antigos, ou seja os atalhos que podem ser utilizados. Mesmo uma indicação de título da obra, categoria, sub-categoria (se houver) e data da publicação podem não resolver, quando não se atina com o atalho.

Suponhamos que um texto indicado tenha saído há vários anos e a página em que se encontra esteja lá para trás – mesmo além da 50 ou 100. Ora, ir passando página após página é contraproducente e demorado. Aliás a primeira página devia ter o número 1 e assim por diante, em vez de serem os menores números colocados nos textos mais recentes. Assim a numeração para o texto muda constantemente e nem o próprio autor sabe dizer qual é.

O que você tem que fazer? Abra na escrivaninha do autor e selecione a categoria. Isso já reduzirá drasticamente o campo de procura. Se houver sub-categoria (como nas poesias, de longe o gênero mais publicado) selecione também. Agora, se mesmo assim houver muita matéria a passar, não fique virando página por página. O quadro inicial mostra de 1 a 10: se o texto é de anos atrás e há muito mais de 10 páginas, vá logo na 10. Depois clique na próxima, abre a 11, se precisar vá logo à 20. Assim você não perde tempo. Precisando pode continuar assim: 21 depois 30 e assim por diante.

Mas, vá vendo a data, a aproximação do que você procura. Quando estiver “esquentando” pule menos páginas, se ultrapassar você já delimitou antes e depois, logo encontrará.

Quando sugiro um texto meu (e procuro não ser importuno, indicando algum texto que tenha relação com o que eu próprio estou comentando) quando posso coloco o caminho, ou seja, o “link”. Mas por alguma razão que me escapa, nem sempre é possível colar o “link”.

Em todo o caso com as dicas acima você deve poder descobrir qualquer coisa se realmente estiver postada no RL e souber título, categoria e data.